São Paulo — Com cerca de 451 mil habitantes, Mogi das Cruzes, a 50 quilômetros da capital paulista, é a 11ª cidade mais populosa do estado de São Paulo e a 50ª de todo o Brasil. Apesar do crescimento dos últimos anos, o município ainda enfrenta questões relacionadas à infraestrutura urbana.
Cerca de 15% dos domicílios da cidade não possuem esgotamento sanitário adequado. Há também reclamações recorrentes sobre problemas relacionados à coleta de lixo na cidade. Na educação, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade é de 97,7%, ocupando a 410º posição em relação a todas as cidades do estado de São Paulo.
Antes mesmo do início oficial da campanha eleitoral, os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes já tinham registrado problemas judiciais. A Justiça Eleitoral condenou, por exemplo, as campanhas da candidata Mara Bertaiolli (PL) e de Caio Cunha (Podemos) por propaganda eleitoral antecipada.
Mara Bertaiolli, PL
Essa é a primeira vez que Mara Bertaiolli se candidata a um cargo político. Filiada ao PL, também estão na sua coligação o Republicanos, União Brasil, PP, PSD e MDB.
Mara tem 56 anos e é casada com o ex-prefeito da cidade Marco Bertaiolli, que chefiou a cidade de 2009 a 2016. Enquanto era primeira-dama do município, ela atuou no Fundo Social de Solidariedade de Mogi, entidade ligada à Prefeitura que presta auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social.
No seu plano de governo, a candidata destaca que em uma futura gestão estão entre suas prioridades o foco na primeira infância e aumentar o número de escolas em tempo integral.
Caio Cunha, Podemos
Atual prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha concorre à reeleição com o apoio do seu partido, o Podemos, e também do PRD, Avante, PSDB, Cidadania e PSB.
No seu plano de governo, Caio destaca sua atuação nos últimos anos como prefeito e elenca como prioridade em um novo mandato a expansão dos Serviços de Atenção Primária à Saúde e a modernização das infraestruturas das forças de segurança.
O atual prefeito tem 46 anos de idade e antes ocupar o cargo foi por dois mandatos vereador na cidade (2012 e 2016).
Rodrigo Valverde, PT
Essa é a segunda vez que Rodrigo Valverde se candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes. Em 2020, ele se candidatou ao cargo, mas não se elegeu. Antes disso, Rodrigo, de 46 anos de idade, já havia sido vereador pela cidade.
Além do seu partido PT, estão na coligação de Rodrigo Valverde as seguintes legendas: PDT, DC, PC do B, PV, PSol, Rede, PMB e Solidariedade.
O candidato destaca entre suas prioridades em um possível governo a redução do tempo de espera nos serviços de saúde.
Professora Sheila Mantovanni, Mobiliza
Presa por participar dos atos golpistas no 8 de Janeiro, Sheila Mantovanni assinou o acordo de não-persecução penal (ANPP) proposto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e neste ano foi lançada como candidata pelo Mobiliza. Ela ficou 117 dias presa e ainda teve que usar por 11 meses a tornozeleira eletrônica.
Aos 47 anos, essa é a primeira vez que Sheila se candidata à Prefeitura de Mogi das Cruzes. Em um possível governo, ela defende a desburocratização dos serviços da cidade e políticas públicas para a periferia do município.
Sua candidatura conta apenas com o apoio do seu próprio partido.
Doutor Roberto Rodrigues, PRTB
Candidato em chapa pura pelo PRTB, Doutor Roberto Rodrigues tem 44 anos e já foi candidato a vereador pela cidade duas vezes e a deputado federal, mas não conseguiu se eleger.
No seu plano de governo, o candidato tem entre suas propostas a ampliação nos horários de atendimento dos postos de Saúde e a criação de centros profissionalizantes para jovens em parceria com empresas.
Comentários Facebook