Esses equipamentos foram entregues aos moradores do município do Prado durante cerimônia realizada nesta sexta-feira (13). A ambulância é do modelo Toyota Hilux, já a van é uma Mercedes Sprinter, ambas destinadas ao transporte de pacientes, incluindo aqueles que realizam Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Também foi autorizada a construção da ponte sobre o Rio Jucuruçu, conectando Prado à cidade de Alcobaça pela BA-001, uma demanda histórica, dada as condições da atual ponte, que conta com apenas uma mão de direção por vez. Quando um lado passa, o outro espera. Problema mesmo é no período de alta temporada, quando aumenta o número de pessoas passando pela ponte, com a chegada de turistas.
No setor educacional, foi autorizada a licitação para a construção, modernização e ampliação das escolas nas aldeias Tawa, Águas Belas e Corumbauzinho. Para as famílias da agricultura familiar foi autorizada a implantação de sistemas de abastecimento de água em várias localidades.
Um dos grandes destaques foi a inauguração das obras de ampliação, revitalização e reaparelhamento do Hospital Municipal Jonas Almeida Braga, com investimento robusto na saúde pública, transformando a unidade em outra completamente revitalizada. O hospital nem parece o mesmo. A antiga estrutura, medindo 1440 m², foi completamente transformada e, mais do que isso, também foi ampliada, contando agora com 2910 m². Mais importante até do que a construção de novas salas foi o reaparelhamento de toda a unidade, com equipamentos modernos de ultima geração. Além disso, foi entregue um kit completo para a Unidade Básica de Saúde (UBS), proporcionando melhores condições de atendimento à população.
Esses investimentos, somados à inauguração do Kijemi Tsaêhú Pataxó – Centro de Artesanato na Aldeia Kai, e à reforma e reequipamento da unidade de beneficiamento de mandioca da Comunidade de São Francisco, representam um aporte financeiro que ultrapassa os R$ 6 milhões. Um compromisso e tanto com o desenvolvimento sustentável e social de todos os pradenses.
Esse momento histórico aconteceu mesmo sem a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que havia confirmado presença, mas acabou sendo representado por Adolpho Loyola, Chefe de Gabinete, e Roberta Santana, Secretária Estadual de Saúde, dentre outras autoridades, com destaque para os deputados estaduais Alex da Piatã e Ângelo Coronel Filho, e o deputado federal Valmir Assunção. Jerônimo precisou participar de uma agenda extraordinária com o Presidente Lula e empresários chineses para discutir diversos assuntos para o estado, dentre os quais, a construção da Ponte Salvador/Itaparica.
Em campanha eleitoral, Gilvan Produções e Carlão da Saúde, prefeito e vice-prefeito, foram representados pelas esposas, Neuziane Mascarenhas (Secretária Municipal de Saúde) e Janaína Macedo (apoiadora institucional na Secretaria e Saúde). Visivelmente emocionada, Neuziane foi só gratidão ao citar todos os desafios para concluir a obra. Agradeceu à cada um que, direta ou indiretamente, contribuiu para construir uma nova história nesse novo hospital e na saúde pública do município.
Comentários Facebook