Juiz eleitoral é penalizado pelo CNJ por participar de evento político-partidário

Publicado:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu aplicar a pena de advertência a um juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) por participar de um evento político-partidário em período eleitoral. Por maioria, os conselheiros entenderam que, por se tratar de ato isolado do qual o magistrado demonstrou arrependimento, a pena é suficiente.

A decisão foi tomada no julgamento do processo administrativo disciplinar (PAD) contra o juiz eleitoral Edson Alfredo Sossai Regonini, na sessão de terça-feira (3).

Na visão da relatora do PAD, conselheira Daniela Madeira, o juiz foi imprudente ao participar de evento político-partidário nas dependências de uma empresa investigada por assédio eleitoral, no período entre os dois turnos da eleição de 2022. No evento, os organizadores pediram votos para um candidato à Presidência da República.

Apesar de ter estado no evento, Regonini alegou que pensava tratar-se de uma reunião institucional. Na ocasião, o magistrado não discursou ou participou da mesa, mas permaneceu no local por cerca de uma hora e foi fotografado com os organizadores da reunião.

A relatora explicou que a empresa em questão chegou a ser multada por danos morais coletivos e assinou um acordo judicial em que se comprometeu a não realizar novamente esse tipo de ato.

Durante a 3ª sessão extraordinária, realizada em 20 de agosto, o então corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, abriu divergência da punição sugerida pela relatora e votou pela aplicação da pena de censura ao juiz, uma vez que a advertência já estaria prescrita.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNU: veja os blocos mais concorridos no 2º “Enem dos concursos”

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos concursos”, revelou um cenário intrigante: 62,95% das 761.528 inscrições estão concentradas...

Cães farejadores ajudam a localizar mais de 26 quilos de drogas enterradas em Eunápolis

Na manhã deste sábado (26), a Operação Navalha revelou um importante passo no combate ao tráfico de drogas em Eunápolis. Em uma...

Operação Ambiental fecha local por mineração Ilegal e apreende máquinas no sudoeste baiano

Uma operação ambiental impactante no sudoeste baiano resultou no fechamento de uma área de mineração irregular na comunidade de Gameleira, em Boquira. Nesta...