A prefeitura de Salvador anunciou que fará uma reforma completa no Teatro Vila Velha e projetou a conclusão das obras em 2025. O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, durante solenidade realizada nesta quinta-feira (4). O titular da pasta também estipulou um investimento de R$ 10 milhões com as obras, mais até R$ 12 milhões com a aquisição de equipamentos para a modernização do espaço.
De acordo com a prefeitura, o Vila Velha terá novas passarelas, escadas e elevador. Também é previsto a construção de uma área administrativa no terraço do espaço, a qualificação de espaços internos e a criação de um depósito externo.
LEIA TAMBÉM:
Plano para construir teatro público em Salvador esfria e prefeitura tem reforma do Vila Velha como prioridade
O espaço também receberá um novo sistema elétrico, um projeto de combate a incêndio e a melhoria da acessibilidade. Além disso, será implementado um novo sistema de ar-condicionado.
De acordo com o município, o objetivo é garantir conforto, segurança e qualidade técnica dos espetáculos aos frequentadores, artistas e trabalhadores do teatro. As intervenções anunciadas pela prefeitura serão realizadas pela Secult, pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), pela Secretaria de Manutenção (Seman) e pela Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop).
O Teatro Vila Velha foi fundado em 31 de julho de 1964, foi inaugurado com um show de estreia de nomes que logo viriam a se tornar famosos: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia – intitulado “Nós, Por Exemplo”.
Fruto da contracultura, do Tropicalismo e da contestação que marcou a cena cultural brasileiro durante a ditadura militar, seguiu lançando nomes para o cenário artístico-cultural nacional.
Comentários Facebook