Projeto social faz desfile de roupas com jeans reciclado em Samambaia

Publicado:


O Instituto Espalhando Amor realiza a segunda edição do projeto “Retalhos de Amor” no próximo dia 28 de setembro, no Complexo Cultural de Samambaia. O evento exibirá a nova coleção sustentável da entidade — as peças são todas feitas com jeans que antes seriam descartados em aterros sanitários. 

Projeto social faz desfile com roupas com jeans reciclado em Samambaia 4
6 imagens

Projeto social faz desfile com roupas com jeans reciclado em Samambaia 3

Projeto social faz desfile com roupas com jeans reciclado em Samambaia 6
Projeto social faz desfile com roupas com jeans reciclado em Samambaia 2
Projeto social faz desfile com roupas com jeans reciclado em Samambaia 5
Projeto social faz desfile com roupas com jeans reciclado em Samambaia
1 de 6

Divulgação

2 de 6

Divulgação

3 de 6

Divulgação

4 de 6

Divulgação

5 de 6

Divulgação

6 de 6

Divulgação

Criada em 2013, a organização oferece cursos e oficinas profissionalizantes para a população mais vulnerável há mais de 10 anos, sempre com o foco na geração de renda rápida. O evento do fim deste mês vai beneficiar cerca de 150 famílias.

Idealizadora do Espalhando Amor, Cleo Almeida, 50 anos, explica que a proposta é transformar em moda o que antes iria para o lixo. “Não temos nenhuma ajuda financeira, nosso trabalho é 100% voluntário. Como fazer para ganhar dinheiro sem dinheiro? Pegamos a matéria prima que temos disponível, que nesse casso é o jeans. E nossas peças não deixam nada a desejar!”.

A mulher explica que todo o material é reutilizado. “Tem calças que usamos só as pernas, por exemplo. Ou se as pernas estão rasgadas, manchadas? Usamos o cós, os bolsos, o zíper e aproveitamos tudo. Com os pedacinhos menores, fazemos brincos, braceletes…”

A coleção de roupas, que será apresentada no fim do mês, é assinada pela estilista Laura Soriano, uma das voluntárias do projeto. O conjunto, com mais de 30 peças, inclui saias, jaquetas, blusas e acessórios. O desfile será aberto pela Miss Samambaia, Alane Lima, e todas as peças estarão à venda.

Instituto Espalhando Amor

O Instituto Espalhando Amor é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos criada por Cleo, que veio do Pará há 30 anos e é promoter e presidente do projeto social há 11 anos. O curso mais requisitado da entidade é o de costura criativa, de onde saem as 10 melhores alunas, todos os anos para montar uma coleção para um desfile social — como o “Retalhos de Amor”. 

Os trabalhos do projeto acontecem em um galpão da Associação dos Idosos. Todos os cursos são de graça, com o material incluso. “São cursos rápidos. O nosso forte é a culinária e a costura social. São cursos que a pessoa faz e amanhã ela já pode fazer e estar vendendo”, explica Cleo.

O trabalho é feito de forma voluntária e depende de doações. Quem tiver interesse em voluntariar ou realizar contribuições, pode entrar em contato por meio do perfil @espalhandoamordf no Instagram.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresário e CAC do DF estupra menina e é preso ao fugir pulando muro

Em um caso chocante que abalou a comunidade de Vicente Pires, a 38ª Delegacia de Polícia prendeu um empresário de 35 anos, atuante...

“Pensei em parar de cantar”, revela Wesley Safadão em avaliação de 23 anos de carreira

Em um emocionante desabafo, Wesley Safadão compartilhou com seus seguidores o peso que os 23 anos de carreira na música trouxeram à sua...

Série D: confira melhores momentos de Sampaio Corrêa-MA e Manauara-AM

Em uma emocionante partida da Série D, o Sampaio Corrêa-MA e o Manauara-AM empatam em 1 x 1 no Estádio Castelão, em São...