STF rejeita 39 recursos contra decisão de Alexandre de Moraes para bloqueio de perfis em redes sociais

Publicado:

Um total de 39 recursos contestando as decisões do ministro Alexandre de Moraes, que resultaram no bloqueio de contas e perfis em redes sociais, foram negados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os veredictos em todos os casos foram proferidos durante uma sessão virtual concluída na última sexta-feira (6), de forma unânime, e confirmaram o posicionamento de Moraes – relator dos processos – pela manutenção da ordem de bloqueio das contas. Os recursos foram apresentados em nome de X e também do Twitter Brasil, Discord, Rumble e Locals.

Estavam sob análise os recursos em petições e no inquérito (INQ) 4923, que investiga se houve negligência das autoridades em coibir os atos de vandalismo e os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Em todos os casos, o ministro determinou que as plataformas e redes sociais não podiam recorrer em nome do titular do perfil. De acordo com sua interpretação, mesmo que o provedor seja o destinatário da ordem de bloqueio estabelecida por uma decisão judicial para fins de investigação criminal, ele não faz parte do procedimento investigativo.

Na visão do ministro, o uso de perfis em redes sociais para disseminar notícias falsas, distorcendo de maneira criminosa o exercício da liberdade de expressão, justifica a implementação de medidas repressivas civis e penais, tanto de forma cautelar quanto definitiva, com respaldo na legislação em vigor.

Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e a ministra Cármen Lúcia, todos da Primeira Turma, acompanharam o entendimento de Alexandre de Moraes.

CASO X

Em uma sessão virtual extraordinária realizada em 2 de setembro, a Primeira Turma confirmou a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes de suspender as atividades da plataforma X (antigo Twitter) em todo o território nacional, até que um representante legal da empresa seja designado no Brasil e as multas impostas pela justiça brasileira sejam quitadas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal condena quatro integrantes de esquema internacional de tráfico de armas para facções no Brasil

A Justiça Federal da Bahia deu um passo significativo no combate ao tráfico internacional de armas com a condenação de quatro indivíduos envolvidos...

Carla Zambelli segue presa na Itália após audiência nesta quarta

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) permanece detida na Itália após uma audiência realizada nesta quarta-feira, 13. Antes do início da sessão,...

Preso por estupro que fugiu do Conjunto Penal de Teixeira é localizado no ES; três seguem foragidos

Teixeira de Freitas: Joales Jesus de Sousa, de 31 anos, condenado por estupro de vulnerável, foi recapturado no Espírito Santo após uma ousada...