Vereador que perdeu mandato por racismo tem candidatura negada

Publicado:

São Paulo — O vereador Camilo Cristófaro (Podemos) tornou-se o primeiro vereador na história da cidade de São Paulo a perder seu mandato por racismo. Nessa segunda-feira (9/9), a Justiça Eleitoral negou seu pedido de candidatura.

O pedido de candidatura a vereador de São Paulo foi indeferido devido à perda do mandato do parlamentar, o que o tornou inelegível por oito anos a partir de 2024.

A negativa do registro da candidatura foi baseada na Lei de Inelegibilidade. O juiz explicou que a Justiça Eleitoral não tem competência para intervir em decisões de outros órgãos, como a Câmara Municipal de São Paulo, responsável pela cassação do cargo de Camilo.

Relembre o Caso

O vereador Camilo Cristófaro (Avante) foi cassado pela Câmara Municipal de São Paulo em setembro de 2023 por quebra de decoro parlamentar, em decorrência de uma declaração considerada racista. Durante uma sessão virtual em maio de 2022, o parlamentar afirmou que não lavar a calçada era “coisa de preto”.

O advogado de Camilo chegou a compará-lo ao oficial nazista Adolf Eichmann, alegando que o vereador não teve um julgamento justo.

Na votação, Camilo não recebeu nenhum voto a favor de sua permanência. Foram 47 votos pela cassação e 5 abstenções, dos vereadores Coronel Salles (PSD), Paulo Frange (PTB), Rute Costa (PSD), Sansão Pereira e Atílio Francisco (Republicanos).

O portal Metrópoles tentou entrar em contato com Camilo para comentar a decisão da Justiça que negou o registro de sua candidatura. Até o momento da publicação desta matéria, não houve resposta por parte do vereador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Equador declara como grupo terrorista o Cartel de los Soles

O clima de tensão no Equador aumentou quando o presidente Daniel Noboa decidiu classificar o Cartel de los Soles, uma notória facção da...

Em prisão domiciliar, Bolsonaro é filmado na garagem de casa. Vídeo

Na manhã de quinta-feira, 14 de agosto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi flagrado em uma rara aparição enquanto cumpria prisão domiciliar em...

Silas Malafaia é incluído em investigação com Jair e Eduardo Bolsonaro

O renomado pastor Silas Malafaia agora faz parte de um inquérito da Polícia Federal que investiga suposta obstrução de Justiça envolvendo figuras proeminentes...