PF inutiliza equipamentos e desativa garimpo ilegal no Xingu

Publicado:


Uma operação da Polícia Federal (PF) de combate ao garimpo ilegal inutilizou uma balsa e 22 motores usados na extração de ouro na região da Amazônia Legal conhecida como Volta Grande do Xingu, no município de Altamira (PA).

A ação ocorreu na última quinta-feira (24/10), e foi divulgada neste sábado (26/10). Segundo a corporação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, com o objetivo de reprimir a atividade ilegal na região.

PF garimpo 1
2 imagens

Operação da PF em garimpo ilegal na região da Volta Grande do Xingu

1 de 2

Agentes destruíram estruturas usadas na extração de ouro

Divulgação/PF

2 de 2

Operação da PF em garimpo ilegal na região da Volta Grande do Xingu

Divulgação/PF

As irregularidades eram feitas em áreas protegidas da União. De acordo com a PF, os garimpeiros fugiram ao perceber a chegada dos agentes.

O garimpo ilegal contribui com a poluição do rio Xingu, e impacta a sobrevivência de comunidades indígenas de Trincheira Bacajá, Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu.

A inutilização de equipamento é feita nos casos em que se mostra inviável a retirada dos materiais apreendidos. Nessas situações, é comum que balsas, aviões e outras estruturas do garimpo sejam queimadas para que não voltem a ser usadas pelos criminosos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os Estados Unidos fazem do oceano Pacífico um cenário de guerra

No último sábado, as Forças Armadas dos Estados Unidos mataram mais três pessoas acusadas de tráfico de drogas no litoral da Venezuela. Desde...

PM prende homem que agrediu mulher e colocou filha pequena em risco durante violência no Prado

Publicado: 16 Novembro 2025 Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar no último sábado (15) após agredir sua esposa em um...

Padre Alexsandro da Silva Lima, pároco de Dourados, é encontrado morto

O padre Alexsandro da Silva Lima, de 44 anos e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em...