Valdemar chama de ‘golpistas’ condenados no 8/1 e pede desculpas após repercussão

Publicado:

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, utilizou o termo “golpista” para se referir aos condenados no 8 de Janeiro e se retratou após repercussão negativa entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Essa expressão foi mencionada pelos repórteres durante a conversa, razão pela qual a utilizei, mas que não reflete minha opinião pessoal sobre o que aconteceu naquele dia”, disse o dirigente por meio de posicionamento oficial do partido.

 

 

Durante entrevista na GloboNews, a jornalista Andréia Sadi questionou Valdemar em qual medida o projeto de lei que anistia os golpistas do 8 de Janeiro, que será votado nesta terça-feira, 29, está vinculado ao apoio do PL, a maior bancada da Câmara, a um candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-PI) no comando da Casa. “Eu entendo que não há como incluir o (Jair) Bolsonaro. Seria só aos golpistas”, respondeu Costa Neto. “O processo do Bolsonaro nem foi julgado ainda”.

 

O posicionamento publicado nos perfis institucionais do PL qualifica a depredação do patrimônio público em 8 de janeiro de 2023 como uma ação “desordenada” que desembocou em condenações “desproporcionais”.

 

“Analisando minha fala, é evidente que não acredito que os eventos de 8 de janeiro tenham se configurado como um golpe de Estado. Na verdade, considero que foram ações desordenadas que, infelizmente, resultaram em condenações severas, chegando a 17 anos de prisão, o que enfatizei durante a entrevista como sendo extremamente desproporcional. Peço desculpas pelo equívoco gerado”.

 

O perfil do partido também publicou um trecho de uma entrevista em que Valdemar rechaça o uso do termo “golpista” para qualificar vândalos às sedes do Três Poderes. No recorte, o dirigente do PL prefere o uso da expressão “bagunceiro”. “É um golpista com pedaço de pau? Só no Brasil. Golpe é com metralhadora, com tanque de guerra. Aquilo não foi golpe nunca. Aquilo foi um bando de bagunceiros que têm de ser condenados, mas não a 17 anos”, afirma Valdemar.

Leia Também: Bicheiro Rogério de Andrade é preso no Rio de Janeiro

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GP do Catar terá limite de 25 voltas por pneu na F1; entenda

A Fórmula 1 e a Pirelli anunciaram que, para o GP do Catar, todos os pneus terão um limite de 25 voltas. Essa...

Homem com autorização judicial é impedido de viajar com cão de apoio

Um morador do Distrito Federal, que possui autorização judicial desde 2015 para viajar com seu cão de apoio emocional, enfrentou um grande contratempo...

Professora de Virginia é alvo de constrangimento e faz denúncia

Na noite de sábado, 15 de novembro, a artista Luciene Santtinha, musa da Grande Rio, denunciou um constrangimento ao tentar pegar um carro...