Ovulação em tempo real é captada em vídeo pela 1ª vez; veja

Publicado:

Pela primeira vez, o processo de liberação de óvulos pelos ovários foi registrado em tempo real em vídeo. O feito foi publicado em um artigo na revista Nature Cell Biology por uma equipe de cientistas da Sociedade Max Planck, em Munique, na Alemanha.

Os pesquisadores conseguiram observar todo o processo de ovulação em folículos de camundongos sob um microscópio com alta resolução. “Podemos distinguir três fases”, explica a diretora do Max Planck, Melina Schuh. “O folículo se expande, contrai e finalmente libera o óvulo”.

Os folículos são sacos cheios de fluidos que guardam os óvulos. Na fase fértil da mulher, de 15 a 30 óvulos amadurecem por ciclo menstrual dentro dessas estruturas. O óvulo só é liberado na trompa após o rompimento do folículo.

“Se fertilizado por um espermatozoide dentro de 24 horas da ovulação, o óvulo viaja para o útero, onde pode se implantar e se desenvolver em um embrião. Quaisquer óvulos maduros restantes são quebrados pelo corpo”, explica o artigo.

Mas todo o processo é regulado por uma complexa interação de hormônios, o que torna o real entendimento desafiador.

Leia Mais:

  • Estudo descobre como o HPV afeta a fertilidade masculina
  • “Botão de pausa” do desenvolvimento humano é descoberto
  • Quais os 5 melhores apps para acompanhar o ciclo menstrual?

Pesquisa identificou três fases da ovulação

Os cientistas descobriram que a expansão do folículo é impulsionada pela liberação de ácido hialurônico, considerada a primeira fase da ovulação. Quando a secreção era inibida pelos pesquisadores, os folículos se expandiam menos e a ovulação não ocorria.

Na segunda etapa, células musculares lisas na camada externa do folículo fazem com que o folículo se contraia. Ao inibir a contração dessas células, os folículos não se contraiam e a ovulação não avançava.

PR Eisprung resaerch 1 2 1
Registro de óvulo expelido de folículo (Imagem: Max Planck Institute/Divulgação)

“Quando o folículo se rompe, o que acontece na terceira fase, o óvulo é liberado e a ovulação é completa”, explica Tabea Lilian Marx, também coautora. “A superfície do folículo se projeta para fora e eventualmente se rompe, liberando o fluido folicular, as células do cúmulo e, finalmente, o óvulo”.

Após a ovulação, o folículo forma uma estrutura conhecida como corpo lúteo, que produz o hormônio progesterona para preparar o útero para a implantação de um embrião. Se o óvulo não for fertilizado ou se o óvulo fertilizado não se implantar, o corpo lúteo regride após 14 dias, e um novo ciclo menstrual começa.

“Nossas descobertas mostram que a ovulação é um processo notavelmente robusto. Com nosso novo método, nós e outros pesquisadores podemos investigar mais a fundo os mecanismos da ovulação e, esperançosamente, obter novos insights para a pesquisa de fertilidade humana”, diz Schuh.

O post Ovulação em tempo real é captada em vídeo pela 1ª vez; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de mil sites falsos já foram criados mirando a Black Friday

Segundo a empresa Branddi, mais de mil sites falsos foram criados visando a Black Friday deste ano, que será realizada na próxima sexta-feira...

Estudo revela que tornados magnéticos causam tempestades em Júpiter

Novo estudo revela que tempestades em Júpiter são causadas por tornados magnéticos originados na ionosfera do planeta. As tempestades, que podem rivalizar com...

NASA transforma motores de foguete em “lareira” para o Natal

A NASA surpreendeu os fãs do espaço com uma novidade para o Natal. Ao invés da tradicional lareira com madeira crepitando, a agência...