Projeto de Lei pede instituição do Dia Nacional da Axé Music; saiba mais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os 40 anos da Axé Music podem ser celebrados com a instituição do Dia Nacional da Axé Music, projeto de lei que foi levado para a Câmara dos Deputados para o reconhecimento de um dos principais movimentos musicais da cultura brasileira.

A proposta foi apresentada no último dia de outubro pela deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), que sugere o dia 1º de fevereiro como a data a ser marcada no calendário de forma oficial para celebrar o movimento musical, já que é neste mês que costuma ter início as festividades carnavalescas.

Na justificativa do PL n.4187/2024, Lídice pontua que o ritmo criado na Bahia “tem sido um elemento central do Carnaval de Salvador, um dos maiores e mais conhecidos eventos culturais do Brasil”. A deputada cita nomes como Luiz Caldas, considerado o pai do Axé, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, Psirico e Léo Santana como destaques da geração.

De acordo com Lídice, a criação de uma data exclusiva para lembrar o movimento musical “contribuirá para a valorização e preservação da Axé Music como uma manifestação cultural vital e um símbolo de identidade e resistência da cultura baiana, celebrando também sua rica história e seu impacto contínuo na cultura e na música brasileira”.

Em agosto deste ano, a deputada fez o requerimento de audiência pública para debater a instituição do Dia Nacional do Axé Music. A baiana indicou como nomes a serem ouvidos os cantores Durval Lellys, Luiz Caldas, Manno Góes, além dos jornalistas Osmar Martins e Hagamenon Britto, e dos secretários de turismo, Luís Maurício Bacellar e de cultura, Bruno Monteiro.

No âmbito municipal, o vereador André Fraga apresentou o projeto de indicação nº 210/2023 o reconhecimento do Axé como patrimônio imaterial. Na justificativa, o edil pontuou que tal ação contribuiria para a “salvaguarda de uma parte importante da identidade soteropolitana”.

De acordo com o vereador, o reconhecimento valoriza não só a herança cultural de Salvador, como também seu impacto na formação da identidade nacional brasileira. O pedido foi protocolado em setembro de 2024 e a situação dele na Câmara Municipal de Salvador é “Aguardando Designação do Relator”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guns N’ Roses cancela show no Rio de Janeiro por ‘decisão logística’

O show da banda Guns N’ Roses, que aconteceria no dia 10 de abril, no Rio de Janeiro, foi cancelado por decisão logística...

Esposa de Pedro do ‘BBB 26’ se pronuncia sobre assédio contra Jordana: ‘Espero que ele pague pelo erro’

Rayne Luiza, esposa de Pedro Espínola, do BBB 26, confirmou ao Melhor da Tarde, da Band, que vai se separar do marido e...

Equipe de Sonia Abrão é avisada sobre atraso salarial; leia comunicado

A Tarde É Sua, exibido pela RedeTV!, volta a enfrentar atraso no pagamento de salários. O sinal de crise financeira na produção Câmara...