Novelas, Game of Thrones e Racionais: o que caiu no 1º dia de Enem

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi neste domingo (3/11) e contou com temas multiculturais, que passearam por teledramaturgia, literatura e movimentos sociais.

Além da redação sobre Desafios para a valorização da herança africana, os candidatos precisaram responder 45 questões de Linguagens e 45 questões de Ciências Humanas.

Entre os temas abordados na prova, estão as clássicas novelas A Escrava Isaura e Roque Santeiro. Além disso, existiu ainda uma questão crítica sobre Game of Thrones e uma baseada em um trecho do livro A Culpa é das Estrelas, de John Green.

A cultura brasileira também foi valorizada, com perguntas sobre o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins. Houve também citações de textos de Machado de Assis e José de Alencar e de músicas de Caetano Veloso e do grupo Racionais MCs.

Outros marcos da prova deste domingo foram questões sobre cultura africana, abolicionismo, povos quilombolas, racismo e o Black Lives Matter. Os movimentos de refugiados e a imigração nos Estados Unidos também foram tema de perguntas da prova.

Tecnologia e saúde foram abordados com questões a respeito de podcasts e do impacto de memes e fake news na educação infantil, além de câncer de mama masculino e da precariedade menstrual.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal impõe prazo de 24 meses para titulação de territórios quilombolas no Recôncavo Baiano

Justiça fixa prazo de 24 meses para titulação de terras de cinco localidades quilombolas em Cachoeira Meta description: Justiça determina que a União e...

Pedro admite tentativa de beijo em Jordana antes de desistir do ‘BBB 26’

BBB 26: Pedro admite tentativa de beijo em Jordana antes de deixar o programa Em depoimento exibido ao vivo, Pedro admitiu que interpretou mal...

Apesar de rumores, Camilo Santana nega candidatura ao governo do Ceará

Ministro da Educação: Camilo Santana O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que deve deixar o comando do MEC...