Com Trump, os Estados Unidos se inclinam ainda mais para a direita

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


De meados do século passado para cá, o maior fenômeno político da história dos Estados Unidos tem nome e sobrenome: Donald John Trump, 78 anos, que na madrugada desta quarta-feira (6) se elegeu pela segunda vez presidente dos Estados Unidos.

Até aqui, o democrata Grover Cleveland (1837-1908) era o único presidente americano que, apesar de derrotado ao tentar se reeleger, conquistou um segundo mandato após quatro anos como ex-presidente. O republicano Trump é o segundo.

As pesquisas indicavam que a deste ano seria uma eleição renhida, a ser decidida por uma diferença de poucos votos. No limite, poderia terminar empatada – e  então caberia à Câmara escolher o próximo presidente, e ao Senado, o vice. Não foi assim,

Trump ganhou com folga no Colégio Eleitoral e deverá ganhar no voto popular. Em 2016, ele venceu a democrata Hillary Clinton no Colégio Eleitoral com 56,5% dos delegados contra 42,2%, mas perdeu no voto popular por mais de 3 milhões de votos.

Em todos os estados que apuraram a maioria dos votos, Trump melhorou seu desempenho em relação a 2020 quando o democrata Joe Biden o derrotou. Os republicanos retomaram o controle do Senado e ampliaram sua representação na Câmara.

Com isso, Trump deverá governar com a força que não teve no seu primeiro mandato, aprovando no Congresso quase tudo o que desejar. Na Suprema Corte de Justiça, de um total de nove votos, ele conta com sete de juízes conservadores que sempre o apoiaram.

No seu discurso de vitória, Trump disse que cumprirá todas as promessas que fez; uma delas, a de perdoar os condenados pela invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Foi ele que estimulou a invasão e silenciou a respeito durante mais de uma hora.

A eleição de Trump marca a mais acentuada inclinação para a direita dos Estados Unidos desde a reeleição de George W. Bush há 20 anos. Trump não se limitou a derrotar Kamala Harris: derrotou dois partidos, o Democrata e o velho Republicano do qual se apoderou.

As consequências políticas e econômicas disso para o mundo serão profundas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil apreende armas de homem investigado por violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães

A Polícia Civil, por meio do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Luís Eduardo Magalhães, apreendeu nesta sexta-feira três armas de...

Soldado que matou cabo do Exército tem prisão mantida pela Justiça

Um soldado do Exército, Kelvin Barros da Silva, 21 anos, foi alvo de prisão preventiva após matar a cabo Maria de Lourdes Freire...

Homem é preso em Salvador sob acusação de estupro após encontro marcado por aplicativo

Pontos centrais: 1) um homem de 25 anos foi preso em flagrante neste sábado em Salvador, acusado...