Maestro Carlos Prazeres confirma homenagem aos 40 anos da Axé Music e segunda edição do Osbrega

Publicado:

Polêmico para alguns, os elitistas, afirma o Maestro Carlos Prazeres, abraçado por quem realmente importa, o público, o concerto Osbrega ganhará uma nova edição.

Em entrevista nos bastidores do concerto sinfonia Terra Brasilis, que marcou o encerramento do G20 na Bahia, o regente da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), confirmou a nova edição do concerto do amor, que estreou em 2023 e caiu no gosto popular.

“O Osbrega virou um selo, nosso concerto do amor, a gente tá preparando aí surpresas lindas”, contou Prazeres.

Quanto a polêmica em torno do concerto, para o maestro, é um exemplo claro do elitismo na música.

“É uma polêmica engraçada, porque essa polêmica não acontece quando a gente toca com grupos que atendem a classe média e a classe alta. Ninguém vai fazer polêmica da gente fazer um concerto, por exemplo, com a Mariana Aydar ou com o Baiana System. A polêmica vem quando a gente homenageia figuras que são escutadas pela parte baixa da pirâmide. Isso eu entendo com o elitismo.”

Outro espetáculo na agenda da Osba para 2025 é a homenagem aos 40 anos da Axé Music, que acontecerá no próximo Baile Concerto. A data será anunciada nas redes da orquestra.

Questionado pelo Bahia Notícias sobre ser um dos responsáveis pela popularização da música clássica no estado, o maestro se orgulhou da trajetória feita com a Osba.

“Quando a gente fala a palavra popularizar a música clássica, tem muita gente que confunde com o fato de que a gente faz concertos com música popular. Sim, entre 40, concertos que a gente vai fazer 4, 5 no máximo são de música popular. Tudo bem, sabe? É uma porcentagem. Isso faz com que a gente crie uma troca com o público de uma orquestra que gosta de trocar com a sua sociedade e não de civilizar a sua sociedade. Aí essa troca faz com que a gente popularize a música clássica, porque aí o clássico mais cabeçudo vai ser ouvido, porque as pessoas pensam que aquela estrutura ali, ela é para elas, independente do que ela está tocando. Então, a gente pode contar música contemporânea, cerebral, modernista, e os caras vão estar lá vendo, vão estar felizes, vão estar lutando com você.“

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Henrique e Juliano desembarcam em Itacimirim com show “Paraíso Surreal”

A dupla sertaneja Henrique e Juliano chega pela primeira vez ao Litoral Norte da Bahia com o show “Paraíso Surreal”. O espetáculo está...

Zé Neto, da dupla com Cristiano, comemora ao pescar marlim-azul de 300 kg em Ilhéus: “Presente de Deus”

O cantor sertanejo Zé Neto, conhecido por sua parceria com Cristiano, surpreendeu seus seguidores nas redes sociais ao compartilhar um momento incrível de...

Prefeito de Porto Seguro encaminha projeto de lei para repasse de insumos para o Hospital Regional LEM

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), tomou uma atitude importante frente à crise enfrentada pelo Hospital Regional Deputado Luís Eduardo...