Moraes envia à PGR processo contra acusados por morte de Rubens Paiva

Publicado:


O ministro do STF pediu um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o julgamento de cinco militares réus por homicídio e ocultação de cadáver do ex-deputado Rubens Paiva na ditadura militar, nos anos 1970. A PGR recebeu o caso no último dia 24.

O processo chegou ao STF em 2014, movido pela defesa dos militares José Antônio Nogueira Belham; Jacy Ochsendorf e Souza; Raimundo Ronaldo Campos; Jurandyr Ochsendorf e Souza; e Rubens Paim Sampaio. Pelo menos os três últimos já morreram.

Os advogados questionaram decisões da Justiça Federal e do Tribunal Regional Federal da 2ª Região que aceitaram as denúncias contra os militares. Para a defesa, o processo não deve continuar por causa da Lei da Anistia. O Ministério Público Federal discorda e considera o caso um crime contra a humanidade, imune a anistias.

O caso não era movimentado no gabinete de Moraes desde o fim de 2018. Agora, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá de se manifestar quanto ao mérito do caso, isto é, se cabe a aplicação da Lei da Anistia ao processo judicial relativo à ditadura militar.

Rubens Paiva foi preso, torturado e morto pela ditadura militar em 1971. Seu corpo continua desaparecido, depois de versões falsas da ditadura para a morte do parlamentar.

Na quinta-feira (7/11), estreou nos cinemas brasileiros o filme “Ainda estou aqui”, adaptação do livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-deputado. Dirigido por Walter Salles, o filme é estrelado por Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello. O longa-metragem conta a história de Eunice Paiva, esposa do ex-parlamentar, em busca do paradeiro de seu marido.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem morre e 40 ficam feridos após ventania derrubar estrutura em festa universitária no interior de SP

Na madrugada deste domingo (2), um homem de 47 anos faleceu e cerca de 40 pessoas ficaram feridas devido a fortes ventos que...

Flanelinha sem habilitação causa acidente com 11 veículos em Aracaju

Um acidente impressionante ocorreu no início da tarde de sábado, na Avenida Rio Branco, no coração de Aracaju, Sergipe. Um flanelinha, que estava...

Projeto de Kim Kataguiri propõe tornar inelegíveis pessoas ligadas ao crime organizado

O deputado federal Kim Kataguiri, do União-SP, apresentou na última quinta-feira um projeto de lei que pretende tornar inelegíveis indivíduos com vínculos com...