“Tem meu apoio”, diz ministro Paulo Pimenta sobre fim da escala 6×1

Publicado:

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Pimenta, afirmou ser a favor do fim da escala de trabalho 6×1.

Nos últimos dias, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre o tema, apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), repercutiu nas redes sociais.

Em uma publicação no X, Pimenta, que se licenciou do mandato de deputado para assumir a Secom, afirmou que, se estivesse na Câmara, assinaria o texto.

“A proposta de alterar escala 6×1 tem meu apoio. Toda iniciativa que tem por objetivo melhorar as condições de trabalho e a vida da classe trabalhadora terá sempre nosso apoio. Se eu estivesse na Câmara já teria assinado a PEC. Temos uma luta histórica em defesa da redução da jornada de trabalho”, afirmou o ministro.

PEC

A proposta protocolada na Câmara quer alterar a escala de trabalho 6×1, que prevê seis dias de trabalho e apenas um de descanso para o trabalhador. O texto propõe diminuir os dias de trabalho e aumentar a folga.

Para começar a tramitar, o requerimento de criação de uma PEC precisa ser assinado por, ao menos, um terço dos parlamentares da Casa Legislativa onde foi apresentado. No caso da Câmara, o número de assinaturas mínimas é de 171 deputados.

Divergências

A fala de Pimenta destoa de outros ministros do governo. Na segunda-feira (11/11), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu que o assunto deve ser tratado em acordo entre empresários e trabalhadores, não via PEC. Mas ponderou que a redução da jornada de 44 horas semanais para 40 horas é “plenamente possível e saudável”.

“O MTE entende que a questão da escala de trabalho 6×1 deve ser tratada em convenções e acordos coletivos de trabalho. A pasta considera, contudo, que a redução da jornada para 40h semanais é plenamente possível e saudável, quando resulte de decisão coletiva”, disse Marinho.

Já nesta terça, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o tema “é tendência no mundo inteiro”, mas o debate está sob responsabilidade do Congresso.

 » Read More

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zubeldía elogia atuação do Fluminense diante do Galo no Maracanã; veja

Na noite de sábado, 4 de outubro, o Fluminense venceu o Atlético-MG por 3 a 0, em um jogo marcante da 27ª rodada...

Presos por morte de advogado procuravam por vítimas no centro de SP

Três suspeitos foram presos por envolvimento na morte do advogado Luiz Fernando Pacheco, ocorrida em Higienópolis, São Paulo. Os...

Após mais um revés, Atlético-MG não vence fora de casa há quatro meses

Na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG enfrentou o Fluminense no Maracanã e sofreu uma derrota contundente de 3 a 0. Com...