Há um local no Canadá onde ‘perde’ peso instantaneamente; saiba o motivo

Publicado:

A gravidade não é a mesma em toda a superfície da Terra e um caso em particular faz com que nos tornemos um pouco mais leves numa região específica do Canadá – conhecida como Baía de Hudson.

 

Segundo o site IFL Science, neste local a gravidade é 0,004% menor do que a média da Terra – uma anomalia que os cientistas tentam explicar hoje em dia com duas teorias.

A primeira está relacionada com a Idade do Gelo e aponta para a existência de um manto de gelo com mais de três quilômetros de espessura que teria criado uma ‘amolgadela’ na crosta da Terra que se verifica até hoje. A segunda teoria diz respeito a movimentos de magma nas profundezas da Terra que, aparentemente, estão puxando e empurrando a crosta do nosso planeta e afetando a superfície.

Seja como for, esta anomalia na gravidade terrestre tem fascinado os cientistas desde os anos 1960, com dados recolhidos por satélite em 2002 tendo confirmado que, de fato, a gravidade na Baía de Hudson é menor em relação à média da Terra.

É provável que, nas próximas décadas e séculos, a crosta nesta área do Canadá venha a recuperar  mas, ainda assim, é possível que esta anomalia gravitacional se continue a verificar.

Leia Também: Comissão Europeia multa Facebook em R$ 4,26 bilhões por abuso de posição

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

8 criaturas marinhas que parecem de outro planeta

Os oceanos guardam segredos fascinantes, com criaturas tão exóticas que parecem ter saído de um filme de ficção científica. Muitas dessas espécies não...

Sonda revolucionária espia visitante interestelar 3I/ATLAS este mês

Lançada em abril de 2023 pela Agência Espacial Europeia (ESA), a sonda JUICE está em uma jornada de oito anos até Júpiter. Porém,...

Huawei Watch GT 6 Pro em oferta: relógio tem sensores avançados de monitoramento

Os smartwatches se tornaram essenciais para quem deseja cuidar da saúde e acompanhar o desempenho nos treinos. Eles registram batimentos cardíacos, qualidade do...