PM reforça segurança no STF: “O protocolo é um dos mais rígidos”

Publicado:


O secretário executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, disse que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçará o perímetro do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte, que tem segurança própria, agora contará com o apoio da força distrital.

Após reunião no STF com a presença da governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), Patury disse que “não tem lugar que seja mais seguro do que a Esplanada” e citou que “as ocorrências são mínimas” no local.

O secretário afirmou a jornalistas que o protocolo da Esplanada dos Ministérios para eventos é rígido, mas a situação é diferente quando trata-se de um ataque individual.

“O protocolo aqui da Esplanada é um dos mais rígidos do país. Acho que não tem lugar, no Brasil, que seja mais seguro do que a Esplanada. Tudo que é organizado, a inteligência consegue captar e visualizar. Agora, situações esporádicas, onde uma pessoa termina cometendo um tipo de atentado, dificulta um pouco”, declarou. Assista:

“A governadora em exercício [Celina Leão] deu a ordem para que fosse feito o reforço do perímetro, até pela preocupação com a sensação de segurança. Eu digo sensação porque aqui, nesse perímetro, as ocorrências são mínimas. País Europeu não tem número de ocorrências que tem aqui nesse perímetro. É muito baixo. Há um policiamento ostensivo, muito forte. Todas as casas têm sua polícia. Então, assim, dizer que aqui é um ambiente inseguro, isso é uma falácia, uma inverdade. Mas sempre há espaço para reavaliação e melhora”, afirmou o secretário executivo.

Celina disse à coluna que “todas as situações de ameaça estão sendo acompanhadas” pelo Governo do Distrito Federal. Nesta quinta-feira (14/11), grades voltaram a ser colocadas ao redor do STF.

O chaveiro Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, acionou artefatos explosivos em um carro no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados, na noite dessa quarta-feira (13/11). Em seguida, arremessou outros explosivos em direção ao STF e morreu atingido por um deles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil divulga balanço final da Operação Freedom com 38 prisões

A Polícia Civil encerrou as atividades da Operação Freedom, realizada na terça-feira (4), com 38 prisões na Bahia e no Ceará. A operação...

Rio: nova fala de Lula sobre operação surpreende base e abre porteira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva causou surpresa ao criticar a recente megaoperação policial...

Câmara aprova projeto que aumenta salários de servidores públicos do Judiciário

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) um projeto que reajusta os salários dos servidores públicos efetivos do Poder Judiciário. Além disso,...