Suzano utiliza Inteligência Artificial como aliada na proteção às florestas

Publicado:

Com a finalidade de contribuir com o combate às queimadas em vegetação, a Suzano – empresa referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto – investe no uso de Inteligência Artificial (IA) para fazer a detecção automática de incêndios florestais, por meio do reconhecimento de sinais de fumaça que são identificados pelas câmeras.

De acordo com o gerente Executivo de Inteligência Patrimonial da empresa, Douglas Guedes, o sistema consiste em uma rede integrada por torres de monitoramento dotadas de câmeras com IA e que podem alcançar mais de 30 quilômetros de distância.

Foto Divulgacao 002“Quando um possível alerta de incêndio é gerado pelo sistema, nossos operadores entram em ação para confirmar a detecção e dessa forma garantir que a brigada mais próxima seja enviada para o local do foco de incêndio. Assim, conseguimos antecipar os riscos dos incêndios em nossas florestas, além de apoiar no monitoramento de áreas vizinhas e comunidades rurais”, destaca o gerente.

A ferramenta já é utilizada em todos os estados onde a Suzano atua, inclusive na Bahia. “Ao longo dos próximos meses serão implantadas mais 28 novas torres aumentando nossa eficiência e garantindo a cobertura de novas áreas de expansão. Nossas centrais de monitoramento atuam 24 horas, 7 dias por semana na proteção de nossas florestas”, completa Douglas.

Foto Divulgacao 001Além das torres de monitoramento, a Suzano segue investindo em outras tecnologias. O objetivo é avançar cada vez mais na detecção precoce dos focos e aumentar as chances de reduzir o tempo de resposta e por consequência os impactos dos incêndios.

A população também pode contribuir com a proteção das florestas ou reportar problemas, basta ligar gratuitamente ou enviar mensagens via Whatsapp para o contato dos Guardiões da Floresta, no número 0800 203 0000.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cerâmica de 2.700 anos revela dívida do Reino de Judá ao Império Assírio

Arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente em Jerusalém: a primeira inscrição assíria do período do Primeiro Templo, datada de aproximadamente 2.700 anos atrás. O...

Possível exolua vulcânica explicaria gás incomum em planeta gigante

Uma equipe internacional, liderada por Apurva Oza, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), anunciou uma forte candidata a ser uma exolua do...

Hora de renovar a casa: seleção de eletrodomésticos com preços imperdíveis

Renovar os eletrodomésticos pode transformar a casa, e quando boas ofertas aparecem, não dá para deixar passar. Desde geladeiras conectadas até máquinas de...