Judeus que tiveram voo remarcado para dia sagrado serão indenizados

Publicado:


São Paulo — O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que uma companhia aérea pague indenização a três judeus que tiveram passagem remarcada para o Shabat, dia sagrado de descanso para praticantes do judaísmo. Cada um deverá receber R$ 6,3 mil por danos materiais, além de R$ 15 mil por danos morais.

Segundo o processo, os três compraram passagens saindo de Tel Aviv com destino a São Paulo, com a conexão em Londres. Quando estavam na sala de embarque em Israel, eles foram avisados que o voo partindo do Reino Unido seria remarcado para o dia seguinte, justamente durante o Shabat.

Por causa disso, eles foram remanejados para um voo que sairia somente três dias depois, tendo então gastos com hospedagem e alimentação, entre outros, porque as bagagens ficaram retidas.

Segundo o desembargador Décio Rodrigues, relator do recurso na 21ª Câmara de Direito Privado, o valor da indenização deve servir ao mesmo tempo para compensar o dano sofrido e para desestimular a prática de atos semelhantes. Unânime, a decisão contou ainda com os votos dos desembargadores Fabio Podestá e Ademir Benedito.

Em sua defesa, a British Airlines afirmou ainda em primeira instância que o adiamento do voo se deu por fato fortuito, aplicando todas as medidas para solucionar o caso, se prestando a realocar os passageiros no próximo voo direcionado ao destino final. A companhia não foi encontrada até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gaza: cessar-fogo completa um mês com 271 palestinos assassinados

Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images ...

Três são detidos por receptação após PM localizar carro roubado em Teixeira de Freitas

Na manhã deste sábado (8), em Teixeira de Freitas, policiais da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (87ª CIPM) prenderam três indivíduos envolvidos...

VÍDEO: Moradores denunciam descarte de lixo e despejo de resíduos por condomínio em Itapuã

Os moradores da Pedra do Sal, em Itapuã, se depararam com uma situação desconcertante nesta segunda-feira (10). Uma calçada tomada pelo lixo e...