Após fim de prazo previsto, advogados se mantêm em longas filas para votar em eleição da OAB-BA

Publicado:

Após o final do prazo previsto para o fechamento das urnas, às 17h, a eleição presidencial da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) deve ser estendida até que todos os advogados presentes no local da votação exerçam seu direito ao voto. O local escolhido, no Shopping da Bahia, já apresenta longas filas e a comissão eleitoral estima que 200 advogados ainda aguardam para votar. 

Ao Bahia Notícias, o presidente da Comissão Eleitoral, Ademir Ismerim, fez um balanço da eleição e garantiu que todos os eleitores que tenham chegado até as 17h vão exercer o voto, que vai escolher o representante dos advogados no estado, no triênio 2025/2027. 

“A eleição começou bem tranquila, eu acho que nós tivemos um problema logístico, que foi o local. O local é um tanto quanto apertado e a gente precisava de mais espaço, porque houve muita frequência de advogados. Agora, por exemplo, no encerramento, nós tivemos que liberar uma porta que tinha mais de 200 pessoas sem votar e que queriam votar, e tem direito de votar. Então o procedimento agora é, o eleitor que ainda não votou vai receber uma senha e ser chamado pelo número para poder votar, independente do horário que isso vai permanecer. Pode ficar até 19 horas, 20 horas, não interessa”, explica.

WhatsApp%20Image%202024 11 19%20at%2017.15.48.

Foto: Camila São José / Bahia Notícias 

Ainda com relação a escolha do local, o representante da Comissão afirma que a decisão não pertence ao órgão e critica a definição da data da eleição. “Quando a comissão foi nomeada, ela recebe um pacote com o local e dia da votação. Por exemplo, eu sou contra o dia da votação, dia 19 antes de um feriado e depois de ter vindo de um outro feriado. O local não foi apropriado, nós fizemos eleições antes no Clube Espanhol, fizemos no Centro de Convenções, foi maravilhoso, e lamentavelmente, eu não sei quem escolheu. Eu recebi o pacote pronto e vou fazer no meu relatório final da comissão, eu vou colocar essa dificuldade que foi criada pelo local”, afirma Ismerim. 

Por fim, o advogado conta que o ponto positivo desta campanha eleitoral foram as mobilizações dos apoiadores e grupos ligados à advocacia. 

“O saldo positivo é que as chapas conseguiram mobilizar uma grande quantidade de advogados. Foi advogado aqui o dia todo, e ainda, como eu lhe disse, nessa situação que nós estamos, de ainda ter que distribuir senha para a votação, que não é muito comum. E eu acho que ganha a OAB, até porque quem ganhar vai ter que fazer um bom trabalho, porque sabe que está sendo fiscalizado por uma oposição que disputou a eleição em pé de igualdade”, conclui.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PCGO prende “gangue das sacolas” que aterrorizava shoppings

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, nesta quinta-feira (9/10), a Operação Five Fingers, que resultou na prisão de um grupo formado por...

Funcionário afirma que restaurante que desabou em São Paulo apresentava rachaduras há um ano, diz jornal

Um funcionário de manutenção do restaurante Jamile, conhecido pelo cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça, informou que o prédio apresentava rachaduras há pelo...