Ministro do STF, Edson Fachin recebe medalha do mérito do Judiciário do TJ-BA, em Salvador

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, recebeu, nesta segunda-feira (18), a medalha do Mérito do Judiciário, que foi entregue pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador. 

O evento de entrega da honraria aconteceu no Auditório Desembargadora Olny Silva, na sede do Judiciário baiano. Além da homenagem, o evento foi marcado também pela palestra conduzida por Fachin, “O papel do Supremo Tribunal Federal na preservação e na guarda da Constituição Federal”. 

Segundo o TJ-BA, a premiação é entregue a personalidades nacionais ou estrangeiras devido aos seus méritos e dos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário do Estado ou do País. 

Foi levado ainda ao ministro do STF pelo o desembargador do TJBA, José Edivaldo Rocha Rotondano. , a estatueta de Ruy Barbosa e o Certificado em razão da palestra. 

“Juízes e Juízas do Brasil estejam onde estiver, [vocês]não devem ser vistos pela sociedade como satélites da polarização. Vocês devem gerar confiança”, destacou Fachin durante sua apresentação. 

“Nós, Juízes e Juízas do Brasil, julgamos cerca de 33 milhões de processos no ano de 2023. Isso representa a maior produtividade do Poder Judiciário brasileiro, mas temos que melhorar”, completou o ministro. 

Participaram do ato, o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas, representando o Governador Jerônimo Rodrigues; o Ministro do Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro; o Procurador-Geral de Justiça do Estado da Bahia; Pedro Maia; o Procurador-Geral do Município de Salvador, Eduardo Vaz Porto, representando o Prefeito Bruno Reis; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; o Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Desembargador Julio Travessa; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Conselheiro Marcus Presídio; a Defensora Pública Geral do Estado da Bahia (DPE/BA), Firmiane Venâncio; e a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, Christianne Gurgel. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os Estados Unidos fazem do oceano Pacífico um cenário de guerra

No último sábado, as Forças Armadas dos Estados Unidos mataram mais três pessoas acusadas de tráfico de drogas no litoral da Venezuela. Desde...

PM prende homem que agrediu mulher e colocou filha pequena em risco durante violência no Prado

Publicado: 16 Novembro 2025 Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar no último sábado (15) após agredir sua esposa em um...

Padre Alexsandro da Silva Lima, pároco de Dourados, é encontrado morto

O padre Alexsandro da Silva Lima, de 44 anos e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em...