PF diz que Mauro Cid descumpre delação, e Moraes vai decidir se mantém acordo

Publicado:

CÉZAR FEITOZA
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal enviou um relatório ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em que diz que o tenente-coronel Mauro Cid tem descumprido cláusulas do acordo de delação premiada.

 

Moraes enviou o relatório para a PGR (Procuradoria-Geral da República), que deve se manifestar sobre a manutenção da colaboração premiada do militar que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A expectativa é que o ministro do Supremo decida nos próximos dias se o acordo será mantido. A eventual anulação da delação deve manter válidas as provas e os depoimentos do militar, mas Cid pode perder os benefícios obtidos pelo acordo.

A avaliação na Polícia Federal é que Mauro Cid tem omitido informações e dificultado a investigação, contrariando o próprio acordo firmado entre a PF e o militar.

O descontentamento dos investigadores aumentou depois que se descobriu que o tenente-coronel apagou mensagens e arquivos do celular considerados importantes para a investigação.

Pessoas próximas a Mauro Cid afirmaram à reportagem, sob reserva, que o militar nega ter omitido informações dos investigadores ou mesmo apagado provas. A justificativa dada por ele é que, na função de ajudante de ordens, ele recebia dezenas de documentos por dia e apagava o que considerava pouco importante.

Cid também disse que não sabia do plano golpista elaborado pelo general da reserva Mário Fernandes, secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência no governo Jair Bolsonaro.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro prestou novo depoimento sobre as investigações do golpe nesta terça-feira (19). A oitiva durou cerca de três horas. Cid deixou a sede da Polícia Federal no início da noite, acompanhado pelo advogado Cezar Bittencourt.

Leia Também: Entenda atuação de Mauro Cid e Braga Netto no plano para matar Lula e Alckmin

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio corre o risco de virar um Bolsonaro com diploma de engenharia

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, tem enfrentado sérios problemas em sua comunicação. Embora evitar jornalistas possa ser uma característica positiva, a...

Praia do Guarujá ganha selo e é a mais certificada da América do Sul

A Praia do Tombo, localizada em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi premiada pela 16ª vez consecutiva com o selo Bandeira Azul....

Genial/Quaest: 79% apoiam isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Uma nova pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, revelou que 79% dos entrevistados são favoráveis à reforma do Imposto de Renda que isenta...