Por unanimidade, CNJ determina aposentadoria compulsória de desembargadora do TJ-BA investigada na Faroeste

Publicado:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por unanimidade, aplicar a pena de aposentadoria compulsória a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Maria Ramos Cunha Lima, investigada no âmbito da Operação Faroeste. O julgamento aconteceu durante sessão realizada nesta terça-feira (19).

A magistrada, acusada de interferir nas investigações da Operação Faroeste – que apura um esquema de venda de sentenças envolvendo terras no oeste do estado -, já estava afastada das funções desde dezembro de 2020 e chegou a ser presa preventivamente.

Durante a sessão desta terça, o relator do caso, conselheiro João Paulo Schoucair, afirmou que “o conjunto probatório demonstra que ela atuou, diretamente junto a sua assessoria, para tentar alterar a realidade dos fatos, sendo certo que a congruência das provas e dos fatos indica que a magistrada agiu de maneira desapegada aos deveres e obrigações inerentes a sua atividade jurisdicional”.

Schoucair julgou, por fim, as acusações como parcialmente procedentes e votou pela aposentadoria da magistrada. A decisão foi seguida por todos os conselheiros e confirmada pelo presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.

Em abril de 2022, a prisão de Lígia Maria foi flexibilizada mediante a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, ordenando a retirada do monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Desde então, a desembargadora estava proibida de acessar as dependências do TJ-BA, Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Polícia Civil do Estado da Bahia, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), bem como de comunicação com funcionários e de utilização dos serviços do órgão respectivo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bruno Reis rebate críticas sobre desafetação de áreas verdes e elogia avanços do TJ-BA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comentou na última segunda-feira (6) os recentes avanços do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)...

Polícia prende acusado de estupro em Ibirataia após denúncia em rede social

Um homem foi preso em Ibirataia, na região do Médio Rio de Contas, na Bahia, acusado de estupro de vulnerável. A prisão preventiva...

Inspetora da PRF acusada de racismo é liberada após audiência de custódia em Feira de Santana

A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, foi liberada durante sua audiência de custódia nesta segunda-feira (6) no Fórum Filinto Bastos,...