Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em 2025, Jair Bolsonaro terá benefício na prescrição de crimes ao completar 70 anos. Isso significa que os prazos de prescrição dos crimes de que é acusado serão reduzidos pela metade, caso haja condenações após essa idade.

Na investigação, Bolsonaro foi indiciado por participar de um golpe de Estado, juntamente com outros investigados, Augusto Heleno e Valdemar Costa Neto, que também terão prazos reduzidos ao completarem 70 anos.

A Polícia Federal apontou que houve crimes de tentativa de golpe, tentativa de abolição do Estado democrático de Direito e organização criminosa.

Quando ultrapassa o prazo para que o acusado seja processado e punido, a prescrição se concretiza. A redução dos prazos para acusados com mais de 70 anos ocorre após a fixação das penas em sentença, conforme o Código Penal.

Além disso, o local de cumprimento das penas para condenados idosos não costuma ter diferenciações na legislação, mas o Judiciário pode alterar o regime para presos que correm riscos à saúde.

No caso de Bolsonaro, se condenado, poderá ficar inelegível por mais de 30 anos, somando as penas previstas para os crimes de que é acusado, além de uma possível inelegibilidade adicional de oito anos segundo a Lei da Ficha Limpa.

Atualmente, Bolsonaro tem 69 anos, o que o torna elegível até 2061 se condenado em 2025, por exemplo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Treinador do PSG elogia Flamengo antes da final: “Será muito díficil”

O Flamengo garantiu vaga na final da Copa Intercontinental ao derrotar o Pyramids, do Egito, no sábado, garantindo a chance de levantar o...

Moraes autoriza exame de ultrassom em Bolsonaro na sede da PF

O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou, neste sábado, 13/12, que seja realizado um exame de ultrassom no ex-presidente Jair Bolsonaro na...

STJ rejeita recurso do PSOL e mantém absolvição de Ibaneis Rocha em ação sobre doação de EPIs

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Francisco Falcão indeferiu liminarmente, na quarta-feira (10), os embargos de divergência apresentados pelo PSOL contra a...