A Polícia Federal (PF) realizou uma operação na manhã desta sexta-feira (22) para combater a mineração ilegal de ouro em Santaluz, na região sisaleira. A ação, chamada de Despesca, é um desdobramento da operação Insistência, realizada em dezembro passado contra garimpos localizados em uma fazenda em Serra Branca. A PF identificou que a exploração ilegal de ouro na fazenda ocorre desde 2009, com um dos proprietários da fazenda já sendo alvo de ação penal.
Nesta nova fase da investigação, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em sítios próximos aos garimpos, onde os acusados utilizam uma técnica hidrometalúrgica para extrair ouro do “rejeito” mineral, através da lixiviação com cianeto de sódio. A PF alertou sobre os impactos negativos para a saúde humana e o meio ambiente decorrentes do uso ilegal desse produto altamente tóxico, controlado pelo Ministério do Exército.
Aproximadamente 40 policiais federais participaram da operação, que teve mandados expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana. Os investigados enfrentarão acusações de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilegal de substância tóxica. As penas somadas podem chegar a 19 anos de prisão.
Facebook Comments