Haddad diz que boicote do Carrefour “não faz sentido” e espera recuo

Publicado:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o boicote do Carrefour à carne produzida no Mercosul “não faz sentido”. Haddad disse que a empresa, instalada no Brasil, não deveria suspender a compra da carne.

O Carrefour decidiu não comercializar na França a proteína animal produzida no Mercosul em resposta aos protestos de agricultores contra um possível acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Uma das reações foi a decisão de frigoríficos brasileiros de não fornecer carne para o Carrefour no Brasil, em retaliação à medida adotada pela empresa na França.

Durante o encontro do G20, realizado no Rio de Janeiro na semana passada, Haddad se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, e afirmou que o acordo entre Mercosul e União Europeia deveria ser firmado sem prejuízos aos pontos levantados por Macron.

O anúncio do Carrefour francês foi feito depois de muitos protestos na França contra o acordo de livre comércio. A decisão provocou polêmica e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) se manifestou contra a medida.

Após a polêmica, frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se disse “feliz” com a medida.

O Carrefour informou que a suspensão da venda de carne do Mercosul se restringe às lojas na França e não se refere à qualidade do produto, mas a uma demanda do setor agrícola francês.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gleisi comemora recuo de Derrite no PL Antifacção: “Importante”

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, fez uma postagem nas redes sociais para celebrar a decisão do relator do PL...

Messi supera artilheiros da Europa e atinge marca em 2025; entenda

Em 2025, Lionel Messi se destacou no futebol europeu, sendo o jogador com mais participações em gols. Com 38 anos, o argentino totalizou...

Proposta para tornar Trump cidadão de Brasília gera confusão na CLDF

Um projeto que buscava conceder o título de cidadão honorário de Brasília ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, gerou um intenso debate...