Haddad diz que boicote do Carrefour “não faz sentido” e espera recuo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o boicote do Carrefour à carne produzida no Mercosul “não faz sentido”. Haddad disse que a empresa, instalada no Brasil, não deveria suspender a compra da carne.

O Carrefour decidiu não comercializar na França a proteína animal produzida no Mercosul em resposta aos protestos de agricultores contra um possível acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Uma das reações foi a decisão de frigoríficos brasileiros de não fornecer carne para o Carrefour no Brasil, em retaliação à medida adotada pela empresa na França.

Durante o encontro do G20, realizado no Rio de Janeiro na semana passada, Haddad se encontrou com o presidente da França, Emmanuel Macron, e afirmou que o acordo entre Mercosul e União Europeia deveria ser firmado sem prejuízos aos pontos levantados por Macron.

O anúncio do Carrefour francês foi feito depois de muitos protestos na França contra o acordo de livre comércio. A decisão provocou polêmica e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) se manifestou contra a medida.

Após a polêmica, frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se disse “feliz” com a medida.

O Carrefour informou que a suspensão da venda de carne do Mercosul se restringe às lojas na França e não se refere à qualidade do produto, mas a uma demanda do setor agrícola francês.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assistência, dribles e belos passes: Endrick volta a brilhar pelo Lyon. Veja vídeo

Endrick estreou no Campeonato Francês pelo Lyon e, em seu primeiro jogo diante da torcida, ajudou o clube a entrar no G-4 do...

Candidatos a cotas no Concurso Público Nacional Unificado têm até segunda para recorrer de resultado

Meta descrição: O CNU 2025 traz revisão de autodeclaração, cotas ampliadas pela Lei 15.142/2025, cronograma completo e 3.652 vagas em 32 órgãos federais....

Feminicida de adolescente já estuprou a própria mãe e criança

Planaltina, no Distrito Federal, teve um caso chocante marcado por violência e um histórico de abusos. Marlon Carvalhedo da Rocha, 29 anos, foi...