Bolsonaro tinha ‘plena consciência’ e ‘participação ativa’ nos planejamentos do golpe de Estado, diz PF

Publicado:

Um relatório da Polícia Federal revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha plena consciência e participação ativa nos planejamentos de um golpe de Estado no Brasil. O grupo investigado chegou a elaborar um plano para abolir o Estado Democrático de Direito, contando com a colaboração do então líder do país.

O documento da PF detalha que o grupo realizou ações clandestinas com o objetivo de minar a ordem constitucional e impedir a transição democrática de poder, sendo Bolsonaro uma figura central no esquema desde o período em que era presidente. Mensagens recuperadas do celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, comprovam a participação do então presidente nas ações para pressionar o comandante do Exército a aderir ao golpe.

Além disso, a investigação aponta que Bolsonaro recebeu um esboço do golpe diretamente de seus assessores, contendo instruções para interferir no Judiciário, prender autoridades e convocar novas eleições, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal e o presidente do Senado. No entanto, o tenente-coronel mencionou que Bolsonaro devolveu o documento pedindo ajustes, mantendo apenas a ordem de prender o Ministro Alexandre de Moraes e convocar novas eleições presidenciais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...

Corpo é encontrado em ramal às margens da BR-367, em Eunápolis

Eunápolis: Na manhã deste sábado (11), o corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi encontrado por familiares em...