Entenda porque, segundo a PF, o golpe de Estado não foi consumado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Polícia Federal concluiu que o golpe de Estado não foi consumado em dezembro de 2022, de acordo com o relatório final das investigações. O comandante do Exército e o Alto Comando mantiveram a “posição institucional” durante visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, em Brasília. No mesmo dia, o plano de prender o ministro do STF Alexandre de Moraes também seria executado.

Segundo a PF, o general Mario Fernandes enviou um áudio para o general Luiz Eduardo Ramos informando que o comandante do Exército iria ao Palácio da Alvorada para autorizar Bolsonaro a implementar o golpe.

O relatório da PF destaca que a consumação do golpe necessitaria do apoio do Exército, o braço armado do Estado. Porém, apesar das reuniões realizadas por Bolsonaro com os comandantes das Forças e o ministro da Defesa, os militares não aderiram ao golpe.

Um grupo de pelo menos seis pessoas, incluindo militares com treinamento em operações especiais, foi encarregado de acompanhar o ministro do STF Alexandre de Moraes para executar o plano de prisão/execução, chamado de “Copa2022”, dentro do esquema do golpe de Estado “Punhal Verde Amarelo”.

Essa equipe acompanhou os passos de Moraes ao longo do dia, utilizando carros de aplicativos e celulares descartáveis para ocultar suas ações, porém o plano foi abortado.

A ação clandestina visava o ministro Alexandre de Moraes, com a equipe dividida em pontos estratégicos próximos ao STF, à residência do ministro e ao Parque da Cidade. Essa ação seria executada caso Bolsonaro assinasse o decreto de golpe de Estado em 15/12/2022.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Body scanner flagra cinco mulheres tentando entrar com drogas e álcool na Cadeia Pública de Salvador

A manhã desta terça-feira (30) em Salvador foi marcada por uma série de ocorrências que mobilizaram equipes da polícia da cidade, da inteligência...

Batida de trens em Machu Picchu deixa um morto e cerca de 70 feridos

Um grave acidente ferroviário envolvendo dois trens no setor de Pampacahua, Km 94 da rota para Machu Picchu, no Peru, deixou uma vítima...

Banco Central aponta gestão fraudulenta e descumprimento de normas ao justificar liquidação do Banco Master

Em resposta ao Tribunal de Contas da União (TCU), o Banco Central (BC) informou que a liquidação do Banco Master ocorreu devido a...