Bolsonaro abriu a cova onde mais dia, menos dia será enterrado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O presidente Bolsonaro tentou, sem sucesso, convencer os comandantes do Exército e da Aeronáutica a apoiarem um golpe de Estado para impedir a posse de Lula. Apesar das recusas, Bolsonaro persistiu até o último momento, delegando a tarefa ao general Paulo Sérgio, ministro da Defesa. Porém, mais uma vez, a tentativa fracassou com o terceiro não dos militares.

Na noite em que o golpe seria executado, militares cercaram a residência do ministro Alexandre de Moraes, mas ele não estava lá. Lula também havia viajado para São Paulo. Após o fracasso da tentativa, Bolsonaro desistiu de assinar a minuta do golpe, mesmo sem abandonar completamente a ideia, sendo aconselhado por pessoas próximas e até mesmo pelo ministro Dias Toffoli.

Toffoli, em uma conversa com Fernando Henrique Cardoso, foi aconselhado a agir em consonância com Bolsonaro, vivendo em “clinche” com o presidente. Em um jantar marcado por Fábio Faria, Bolsonaro foi aconselhado por diversos convidados, incluindo autoridades como Tarcísio de Freitas e o procurador-geral Augusto Aras, a reconhecer a eleição de Lula, que já havia sido proclamada pela justiça.

Após o jantar, Toffoli teve uma conversa a sós com Bolsonaro, questionando a possibilidade de os generais permitirem um ex-capitão assumir o poder. Bolsonaro expressou temor de ser preso e seus filhos perseguidos, levando Toffoli a sugerir uma viagem ao exterior. Bolsonaro seguiu o conselho e partiu para os Estados Unidos, onde acompanhou de perto a tentativa de golpe no 8/1, torcendo por seu sucesso.

Esses acontecimentos são vistos como mais uma reviravolta na política brasileira, culminando em uma situação de grande instabilidade e incerteza para o país.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista morre após ser prensado entre dois caminhões no desvio da ponte

Belmonte, Bahia — Um caminhoneiro morreu após ficar prensado entre dois...

MP-AC processa Estado do Acre por indenização de R$ 1 milhão à família de vítimas do “Crime da Motosserra” em 1996

O Ministério Público do Acre (MP-AC) ajuizou uma ação civil pública com tutela de urgência contra o governo estadual, buscando responsabilização pelas mortes...

PM apreende mais de 490 porções de cocaína e outras drogas no bairro de Macaúbas, em Salvador

Polícia apreende grande quantidade de drogas na Rua Felisberto Caldeira, Macaúbas Policiais militares da 2ª CIPM apreenderam uma grande quantidade de drogas na Rua...