“Afeta dignidade humana”, diz promotora sobre lotação em prisões do DF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), constatou que cinco dos sete presídios de Brasília estão superlotados. As taxas mais altas de superlotação foram registradas no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II) e na Penitenciária do Distrito Federal (PDF I).

O Nupri elaborou a Nota Técnica nº 04/2024, destacando a superlotação e capacidade dos estabelecimentos penais. A promotora de Justiça Vanessa Farias enfatizou a necessidade de ações para reduzir a superlotação, como a ativação da PDF IV e de blocos antes desativados.

Vanessa Farias ressaltou a importância de investir em infraestrutura adequada para a massa carcerária do DF. Ela também defende a criação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) como alternativa de gestão prisional.

A superlotação nas prisões pode contribuir para a disseminação de doenças, aumento da violência entre presos e condições precárias de vida. Segundo a promotora, a superlotação afeta diretamente a dignidade humana dos detentos, impactando em seus direitos e oportunidades no sistema prisional.

Vanessa Farias menciona que a construção de novas unidades prisionais, antecipação de benefícios, uso de tornozeleiras eletrônicas e uma nova análise nas remissões podem ajudar a reduzir a superlotação e promover a reinserção dos detentos na sociedade de forma mais digna.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Acidente envolvendo trens de alta velocidade deixa ao menos sete mortos e 100 feridos na Espanha

Ao menos sete pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas após dois trens de alta velocidade descarrilharem em Adamuz, próximo de Córdoba, na...

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...