“Afeta dignidade humana”, diz promotora sobre lotação em prisões do DF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), constatou que cinco dos sete presídios de Brasília estão superlotados. As taxas mais altas de superlotação foram registradas no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II) e na Penitenciária do Distrito Federal (PDF I).

O Nupri elaborou a Nota Técnica nº 04/2024, destacando a superlotação e capacidade dos estabelecimentos penais. A promotora de Justiça Vanessa Farias enfatizou a necessidade de ações para reduzir a superlotação, como a ativação da PDF IV e de blocos antes desativados.

Vanessa Farias ressaltou a importância de investir em infraestrutura adequada para a massa carcerária do DF. Ela também defende a criação de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) como alternativa de gestão prisional.

A superlotação nas prisões pode contribuir para a disseminação de doenças, aumento da violência entre presos e condições precárias de vida. Segundo a promotora, a superlotação afeta diretamente a dignidade humana dos detentos, impactando em seus direitos e oportunidades no sistema prisional.

Vanessa Farias menciona que a construção de novas unidades prisionais, antecipação de benefícios, uso de tornozeleiras eletrônicas e uma nova análise nas remissões podem ajudar a reduzir a superlotação e promover a reinserção dos detentos na sociedade de forma mais digna.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atriz que atuou em “O Rei Leão” na Broadway é morta a facadas pelo companheiro nos EUA

Imani Dia Smith, 25 anos, morreu após ser esfaqueada pelo companheiro no último domingo (21), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela deixa...

Homem sem CNH e com sinais de embriaguez atropela duas mulheres no DF

Ceilândia, DF – Um motorista sem carteira de habilitação, com sinais de embriaguez, foi detido após atropelar duas mulheres, nesta quinta-feira (25/12), por...

Prefeitura de Dias d’Ávila exonera comissionados após decisão judicial e recria 543 argos

Resumo da crise em Dias d'Ávila A Prefeitura de Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, vive um impasse institucional neste fim de...