Enel tem 15 dias para esclarecer apagão em SP, decide Justiça

Publicado:

São Paulo – Após o governo de Tarcísio de Freitas solicitar, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar contra a Enel devido ao apagão na região metropolitana de São Paulo. A concessionária terá 15 dias para explicar as falhas no fornecimento de energia e disponibilizar dados aos órgãos de fiscalização.

A ação foi movida pela Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon).

Exigências à Enel

O governo estadual exige que a Enel apresente um relatório sobre árvores que possam afetar o fornecimento de energia e um plano de manejo da vegetação, incluindo um cronograma de ações para mitigar os riscos. A concessionária também deve fornecer informações em tempo real à Arsesp sobre interrupções de energia, reclamações, equipes de atendimento e mais.

Ação civil contra a concessionária

Protocolada em 8 de novembro, a ação alega que a Enel descumpriu deveres na prestação de serviços adequados e ocultou dados essenciais aos órgãos de fiscalização. O governo busca proteger os direitos dos consumidores após falhas graves em novembro de 2023 e em 11 de outubro deste ano.

TCU exigiu abertura de dados da Enel

O Tribunal de Contas da União determinou que a Enel compartilhe dados de seu centro de controle à Arsesp, em resposta a uma solicitação do governo de São Paulo e 16 prefeituras da região metropolitana da capital. A Enel se recusou a comentar sobre as ações judiciais em andamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciclista morre atropelado por carreta durante romaria a Aparecida

Um ciclista de 63 anos morreu após ser atropelado por uma carreta no km 100 da rodovia Presidente Dutra, em Pindamonhangaba, interior de...

Idoso morre após ser pisoteado por vaca na zona rural de Irará, na Bahia

Um homem de 69 anos faleceu no sábado (11) no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. Ele sofreu um acidente trágico,...

Bandidos furam bloqueio e atropelam motociclista durante perseguição

Na tarde de sábado, uma fuga em alta velocidade entre Goiás e o Distrito Federal resultou em dois homens presos e um motociclista...