Falta de reajustes por 12 anos pode interromper cirurgias cardíacas no Martagão Gesteira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hospital Martagão Gesteira, uma instituição filantrópica que atua pelo Sistema Único de Saúde (SUS), anunciou em comunicado nesta sexta-feira (29) que a falta de reajustes nos contratos com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao longo de 12 anos, pode levar à interrupção das cirurgias cardíacas realizadas na unidade.

O hospital, que depende exclusivamente do SUS, ressaltou que todos os serviços oferecidos à população necessitam de contratos ou credenciamentos com o poder público para serem disponibilizados. O credenciamento para atendimentos de cardiopediatria com a Sesab está sem reajuste há 12 anos, colocando em risco a continuidade do serviço.

Apesar da situação, a instituição confia que, com a publicação de um novo credenciamento na próxima semana, haverá uma atualização nos valores pagos, para torná-los compatíveis com os custos reais das cirurgias cardíacas.

O Martagão Gesteira está buscando soluções para evitar a interrupção dos serviços e enfatiza a importância de manter todas as operações no mesmo local, a fim de garantir a eficiência do atendimento.

O hospital é um dos principais no atendimento pelo SUS, sendo responsável em 2023 por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos no estado, além de realizar 43% dos tratamentos oncológicos, 42% das cirurgias cardíacas e 21% das neurológicas.

A SESAB

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reconheceu a qualidade do atendimento pediátrico no Hospital Martagão Gesteira e afirmou estar em constante diálogo com a instituição para entender os desafios de sua gestão.

Além do Martagão Gesteira, o Governo do Estado tem outras duas unidades como referências estaduais para atendimento pediátrico de média e alta complexidade: o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e o Hospital Ana Nery, em Salvador.

A Sesab informou que, apenas em janeiro de 2023, realizou pagamentos acima de R$ 74,4 milhões ao Martagão Gesteira, cobrindo diversos serviços. Além disso, em 2023, os valores das diárias de UTI pediátrica e neonatal da instituição foram reajustados em 25%.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acidente envolvendo ambulância e caminhão parado na BR-101 deixa três mortos no sul da Bahia

Um grave acidente na BR-101, em São José da Vitória, no sul da Bahia, deixou três mortos na madrugada desta sexta-feira (13). Segundo...

Reconhecimento Facial chega à marca de 17 capturas com 9 foragidos localizados no primeiro dia do Carnaval de Salvador

Com nove capturas no primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia...

Mulher denuncia estupro dentro de banheiro químico na Barra; três PMs são investigados

Uma mulher denunciou ter sido vítima de estupro na noite da última quinta-feira (12), no bairro da Barra, em Salvador, durante o primeiro...