Falta de reajustes por 12 anos pode interromper cirurgias cardíacas no Martagão Gesteira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Hospital Martagão Gesteira, uma instituição filantrópica que atua pelo Sistema Único de Saúde (SUS), anunciou em comunicado nesta sexta-feira (29) que a falta de reajustes nos contratos com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao longo de 12 anos, pode levar à interrupção das cirurgias cardíacas realizadas na unidade.

O hospital, que depende exclusivamente do SUS, ressaltou que todos os serviços oferecidos à população necessitam de contratos ou credenciamentos com o poder público para serem disponibilizados. O credenciamento para atendimentos de cardiopediatria com a Sesab está sem reajuste há 12 anos, colocando em risco a continuidade do serviço.

Apesar da situação, a instituição confia que, com a publicação de um novo credenciamento na próxima semana, haverá uma atualização nos valores pagos, para torná-los compatíveis com os custos reais das cirurgias cardíacas.

O Martagão Gesteira está buscando soluções para evitar a interrupção dos serviços e enfatiza a importância de manter todas as operações no mesmo local, a fim de garantir a eficiência do atendimento.

O hospital é um dos principais no atendimento pelo SUS, sendo responsável em 2023 por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos no estado, além de realizar 43% dos tratamentos oncológicos, 42% das cirurgias cardíacas e 21% das neurológicas.

A SESAB

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reconheceu a qualidade do atendimento pediátrico no Hospital Martagão Gesteira e afirmou estar em constante diálogo com a instituição para entender os desafios de sua gestão.

Além do Martagão Gesteira, o Governo do Estado tem outras duas unidades como referências estaduais para atendimento pediátrico de média e alta complexidade: o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e o Hospital Ana Nery, em Salvador.

A Sesab informou que, apenas em janeiro de 2023, realizou pagamentos acima de R$ 74,4 milhões ao Martagão Gesteira, cobrindo diversos serviços. Além disso, em 2023, os valores das diárias de UTI pediátrica e neonatal da instituição foram reajustados em 25%.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PM encontra bilhete após reforço em Marechal Rondon: “Não aguentamos mais esses vagabundos”

Policiais que atuam no reforço do patrulhamento na região de Marechal Rondon encontraram, nesta segunda-feira (22), um bilhete anônimo com agradecimentos às ações...

Polícia prende homem acusado de estuprar adolescente com deficiência dentro de casa no Oeste baiano

Policiais civis do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (22), um homem de 39 anos suspeito de...

Bruno Reis diz que pediu mudança no projeto do metrô para não impactar Carnaval no Campo Grande: “Dá para compatibilizar”

O prefeito Bruno Reis informou, nesta segunda-feira (22), que solicitou uma mudança no projeto do tramo 4 do metrô de Salvador, obra gerenciada...