Lula ensaia ampliar espaço de evangélicos em ministérios após flerte

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo de Lula está buscando aumentar o espaço dos evangélicos nos ministérios após um período de aproximação com a bancada evangélica. Deputados desse grupo estão interessados em assumir cargos em ministérios e secretarias que lidam diretamente com políticas públicas para a população de baixa renda. O presidente e ministros do governo estão intensificando a agenda com esses congressistas nos últimos meses.

Uma ala evangélica está buscando se distanciar do bolsonarismo, temendo perder espaço para líderes religiosos menos conservadores que, por terem proximidade com o Planalto, conseguem mais recursos para projetos sociais. O relacionamento entre Lula e políticos evangélicos tornou-se público durante a cerimônia de sanção do Dia da Música Gospel, em outubro.

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) fez uma oração pelo presidente, gesto que desagradou lideranças próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como o pastor Silas Malafaia. Após esse aceno, as visitas de parlamentares evangélicos aos gabinetes da Presidência aumentaram.

Com a vitória de Lula em 2022, o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, elogiou o presidente eleito, afirmando que sua vitória foi vontade divina, em uma tentativa de acalmar os fiéis desapontados com a derrota de Bolsonaro. No início do mandato, o partido Republicano, ligado à Igreja Universal, conquistou um ministério.

Agora, espera-se que o partido Republicano ganhe mais espaço no governo, especialmente após Lula apoiar Hugo Motta, líder da sigla, para a presidência da Câmara. Caso Motta confirme seu favoritismo e assuma o cargo em 2025, a legenda provavelmente buscará mais ministérios ou secretarias para apoiar a reeleição do petista em 2026.

Entre os ministros do governo, Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, é um dos que mantêm maior diálogo com a bancada evangélica.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça Federal impõe prazo de 24 meses para titulação de territórios quilombolas no Recôncavo Baiano

Justiça fixa prazo de 24 meses para titulação de terras de cinco localidades quilombolas em Cachoeira Meta description: Justiça determina que a União e...

Pedro admite tentativa de beijo em Jordana antes de desistir do ‘BBB 26’

BBB 26: Pedro admite tentativa de beijo em Jordana antes de deixar o programa Em depoimento exibido ao vivo, Pedro admitiu que interpretou mal...

Apesar de rumores, Camilo Santana nega candidatura ao governo do Ceará

Ministro da Educação: Camilo Santana O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que deve deixar o comando do MEC...