XVI Fonavid em Salvador aborda violência doméstica; TJ-BA sedia eventos nacionais sobre o tema

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O XVI Fonavid, Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, terá início no dia 2 de dezembro em Salvador. O evento, que acontece anualmente, é um dos maiores do país sobre o tema e reunirá especialistas para discutir políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. A edição de 2024 conta com o apoio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Coordenadoria da Mulher e da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA).

O Fonavid ocorrerá de 2 a 5 de dezembro, com abertura, palestras e oficinas no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O encerramento será no TJ-BA em 6 de dezembro.

A desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher, mediará o painel “Acesso à justiça e vulnerabilidades – a importância de ações especializadas para qualificar o acesso à justiça”, com a participação de Hallana Duarte Miranda, juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), e Pagu Rodrigues, diretora de Proteção de Direitos na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres.

O Fonavid busca aprimorar o sistema de Justiça no enfrentamento da violência doméstica e familiar, com foco na atuação dos magistrados na implementação de políticas públicas e na melhoria do acesso à justiça. Durante o evento, serão discutidas ações voltadas ao tema.

IV Cojum e Cocevid

Além do Fonavid, o TJ-BA sediará mais dois eventos nacionais sobre prevenção e combate à violência contra a mulher: o IV Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum) e a reunião do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid).

O IV Cojum, de 2 a 5 de dezembro, reunirá ouvidores de tribunais de todo o país para trocar experiências, fortalecer o diálogo entre o Judiciário e a sociedade civil, e melhorar os serviços para mulheres vítimas de violência. O Cojum terá discussões no TJ-BA e no Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio. Visitas à Casa da Mulher Brasileira e à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher(DAM) também estão programadas.

A reunião do Cocevid será realizada em 2 de dezembro no TJ-BA, com o objetivo de aprimorar a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. A desembargadora Nágila Brito, vice-presidente do Cocevid, participará do evento, presidido pelo desembargador Álvaro Kálix Ferro, do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Mulher fica presa dentro do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado

Uma mulher foi encontrada trancada dentro do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado, na tarde do último sábado (17). O episódio ocorreu após...

PM apreende 46 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em São Gonçalo dos Campos, Bahia

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de sábado (17), na localidade de Tapera, em São Gonçalo dos Campos. A...

Operação prende ex-policial militar por violência doméstica em Juazeiro

Um ex-policial militar de Pernambuco, 44 anos, foi preso na tarde de sexta-feira (16), no bairro João XXIII, em Juazeiro, Bahia. A prisão...