Advogada alerta para lista de doenças ligadas que inclui depressão, ansiedade, suicídio e burn out

Publicado:

No debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1, um ponto importante a ser considerado é a saúde mental dos trabalhadores. Recentemente, a lista de doenças relacionadas ao trabalho foi ampliada para incluir quatro novos problemas: burnout, depressão, ansiedade e suicídio.

Em uma entrevista ao podcast jurídico JusPod, da Bahia Notícias, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), Christianne Gurgel, chamou a atenção para o aumento significativo de casos relacionados a essas doenças, com destaque para os casos de suicídio.

“É fundamental abordar esse assunto, pois temas como esse nos levam a debater questões muito importantes, mesmo que não resultem necessariamente em uma redução da carga horária. Isso traz à tona debates extremamente relevantes”, ressaltou Gurgel, ao destacar a “pressão psicológica” imposta aos profissionais da Justiça para atender metas, como é o caso dos juízes.

Além disso, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), Thais Mendonça Aleluia, enfatizou a importância de se desconectar do trabalho e das responsabilidades fora do horário de expediente.

“É essencial poder se desligar do trabalho, poder colocar o celular em modo avião em algum momento da vida”, defendeu.

O JusPod é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, a partir das 19h, no canal do Youtube do Bahia Notícias. Confira o episódio completo:

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dona de bar é presa por vender bebida alcoólica a adolescentes no sul da Bahia

Na noite de quinta-feira, um episódio alarmante ocorreu em Itabatã, no distrito de Mucuri, sul da Bahia. Uma mulher, proprietária de um bar,...

Adolescente é apreendido por suspeita de envolvimento em dois homicídios em Feira de Santana

Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, realizou uma operação que resultou...

Ex-PM é condenado a 14 anos de prisão por ataque que deixou mulher trans tetraplégica na Bahia

Um ex-policial militar, Paulo Roberto Ferreira Machado, foi condenado a 14 anos de prisão após um ataque violento que deixou uma mulher trans,...