Na manhã desta terça-feira, 12 de novembro, a sede do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), localizada em Teixeira de Freitas, foi palco da eleição para seu novo presidente.
O prefeito de Medeiros Neto, Adalberto Alves Pinto, mais conhecido como Beto Pinto, foi escolhido para liderar o consórcio, que reúne os 13 municípios da região na busca por uma assistência à saúde mais eficaz e acessível.
A eleição contou com a presença dos prefeitos dos municípios que integram o Consaúde e suas equipes, além de representantes do Governo da Bahia.
Em sua fala após a eleição, Beto Pinto expressou sua gratidão e compromisso com a nova função: “O consórcio é uma ferramenta poderosa que nos permite unir forças e compartilhar recursos, e estou determinado a fazer o melhor uso dessa oportunidade, então, compartilho aqui o sensentimento de orgulho em assumir a presidência do Consaúde, com foco em contribuir para a melhoria da saúde da região extremo sul da Bahia. Dada a dimensão territorial e população sabemos do desafio enorme à ser enfrentado, com a certeza de contar com o apoio dos prefeitos e das equipes de saúde, visando o acesso universal aos serviços de saúde e com o melhor atendimento de qualidade possível”, destacou.
O Consaúde tem se mostrado um modelo eficaz de gestão pública, permitindo que os municípios integrem esforços e dividam custos para oferecer um atendimento de média complexidade aos seus habitantes. Na Policlínica Regional, um dos principais equipamentos de saúde da região, os cidadãos podem acessar consultas em diversas especialidades médicas e realizar exames de imagem, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde na região.
Sobre o Consaúde: Criado em 2017, o Consaúde já foi representado por quatro prefeitos: Temóteo Brito (Teixeira de Freitas – 2017-2019), Léo Brito (Alcobaça – 2020), Doutor. Carlos Simões (Mucuri – 2020) e Silvio Ramalho (Caravelas – 2021-2022/2023-2024).
Os municípios que integram o Consaúde são: Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itamaraju, Jucuruçu, Teixeira de Freitas, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Vereda e Itanhém. A união desses municípios é fundamental para fortalecer o sistema de saúde regional e proporcionar serviços mais eficientes à população.
Comentários Facebook