Bispo Dom Tommaso Cascianelli ganha título de cidadão baiano na AL-BA

Publicado:

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concedeu o título de cidadão baiano ao bispo Dom Tommaso Cascianelli, orientador espiritual e conselheiro de Irmã Dulce nos últimos anos de vida da religiosa, entre 1987 e 1992. Através da honraria entregue nesta sexta-feira (8), proposta pelo deputado Ricardo Rodrigues (PSD) e aprovada por unanimidade pelo parlamento estadual, a Casa Legislativa reconheceu as contribuições do bispo de origem italiana que escolheu a Bahia como lar.

Ricardo Rodrigues exaltou a trajetória religiosa de Dom Tommaso, que esteve à frente de iniciativas de amparo social e de projetos construídos para garantir dignidade às comunidades. O parlamentar ainda ressaltou a humildade do bispo ao ser convidado a participar da sessão de outorga.

“Dom Tommaso desbravou a Bahia com um coração cheio de amor, especialmente na região de Irecê. Ele fez questão de estar ao lado dos baianos e baianas, com um compromisso genuíno de fazer o bem. Ele me questionou se era merecedor de tal honraria. Isso foi mais uma demonstração de toda a sua humildade”, disse Ricardo Rodrigues.

O homenageado, que chegou ao Plenário Orlando Spínola conduzido pelos deputados Luciano Araújo (Solidariedade), Manuel Rocha (União) e Raimundinho da JR (PL), e por bispos da diocese de diferentes municípios, agradeceu o reconhecimento da ALBA e, desde a primeira frase proferida em seu discurso, pregou a união entre as pessoas.

“Eu vejo esse momento como algo que nos une a Deus. Tenho sotaque italiano, mas coração baiano. Procurei viver a realidade do nosso povo. Gostei. Não fiz nada. Nós, juntos, fizemos. Estou grato pela homenagem”, afirmou.

Além dos mencionados, compuseram a mesa as seguintes autoridades: o prefeito do município de Irecê, Elmo Vaz; o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais, Yulo Oiticica, que neste ato representou o Governo do Estado; o vigário geral da Diocese de Irecê, padre Luis Martins dos Santos; a presidente da Associação Casa dos Anjos, Diana Francelina Dias; o vice-provincial passionista, padre Marcos Antônio Souza; e o coronel PM, Valter Araújo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após atritos por anos, deputada Roberta Roma e ACM Neto se reconciliam publicamente

A deputada federal Roberta Roma (PL) e ACM Neto (União Brasil) surpreenderam ao aparecerem juntos em uma foto postada nas redes sociais da...

Jovem é morto a tiros após discussão durante cavalgada na região de Feira de Santana

Um jovem de 22 anos foi assassinado a tiros na noite deste sábado em São Gonçalo dos Campos, região de Feira de Santana....

Morre em Itabuna idoso que havia sido reanimado após ter morte confirmada por médicos

Damião José dos Santos, de 72 anos, faleceu neste sábado (23) em Itabuna, no Sul da Bahia. Ele ganhou destaque na mídia após...