Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) foram acionadas após parte de um casarão desabar na Baixa dos Sapateiros, em Salvador. O incidente ocorreu na Avenida José Joaquim Seabra, na esquina com a Ladeira da Saúde, sem causar vítimas, visto que o imóvel era de natureza comercial.
Os técnicos da Codesal se juntaram ao 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) para atuar no local. Moradores de prédios vizinhos ao casarão foram evacuados como medida preventiva e estão recebendo assistência da Sempre.
Além disso, equipes da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Transalvador também foram mobilizadas para isolar a área afetada. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e a concessionária Neoenergia Coelba estão colaborando nos trabalhos.
Devido às intensas chuvas, a Codesal emitiu alertas para diversas comunidades, acionando sirenes em locais como Baixa do Cacau, Bom Juá, Vila Picasso, Voluntários da Pátria e Calabetão. Moradores foram orientados a buscar abrigo seguindo as diretrizes da Defesa Civil.
Nos últimos três dias, os acumulados de chuva nas regiões de Bom Juá, Calabetão, Capelinha/Vila Picasso, Liberdade/Vila Sabiá/Barão Vila da Barra, Lobato/Voluntários da Pátria e São Caetano/Baixa do Cacau ultrapassaram 150mm, indicando um cenário de alerta.
A população deve comunicar quaisquer ocorrências à Codesal, que mantém o plantão 24 horas, através do número gratuito 199.
Comentários Facebook