A Defesa Civil da Bahia emitiu um alerta sobre a possibilidade de fortes chuvas no estado nos próximos dias. Segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. O alerta permanece até a próxima terça-feira (26), mas a situação deve melhorar a partir do próximo domingo (1/12), quando as chuvas poderão variar de fracas a moderadas.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta laranja para o extremo sul da Bahia, onde há possibilidade de movimentos de massa. Há previsão de chuvas intensas ao longo do sábado (23), com risco de deslizamentos de terra e quedas de barreiras nas margens de rodovias, principalmente em encostas urbanas. No centro-sul e recôncavo baiano, a probabilidade de movimentos de massa é moderada, com previsão de pancadas isoladas de chuva forte.
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) está de plantão, trocando informações com os órgãos municipais. Em caso de necessidade, a equipe está preparada para atender a população com agilidade. A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta aos possíveis riscos das chuvas, como queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de torres de transmissão e ligar para o Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
Comentários Facebook