Na semana em que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, a Suzano reforça seu compromisso em investir em programas e projetos sociais com impacto direto na geração de renda e empoderamento feminino. Por meio de parcerias, a companhia tem apoiado diversas iniciativas de negócios promovidos por dezenas de mulheres do Extremo Sul da Bahia.
Uma dessas iniciativas é a Associação de Mulheres Mão na Massa, projeto que há dois anos estimula o empreendedorismo de um grupo de trabalhadoras de regiões periféricas de Teixeira de Freitas. O projeto funciona no bairro São Lourenço, onde são comercializados os produtos fabricados pelas associadas, como biscoitos, bolos, pães de queijo, chipas, chimangos e outros itens.
A Suzano contribuiu com orientações sobre organização, produção, gestão e comercialização dos produtos. Além disso, a empresa também apoiou na compra de equipamentos como fornos industriais, freezers, balcão de frios, balcão para alimentos quentes, multiprocessador, dentre outros, além de uniformes, equipamentos de proteção individual (EPIs), e na criação de materiais de divulgação do grupo.
De acordo com a presidente da associação, Rosa dos Santos Braga, a associação conta hoje com 15 mulheres, que passaram por cursos de culinária e participam da fabricação dos produtos. O lucro obtido com a venda dos produtos é distribuído entre as associadas, contribuindo para a renda de suas famílias. Ao todo, mais de 40 pessoas são beneficiadas diretamente pelo projeto. “Nosso objetivo é contemplar mais mulheres, principalmente as que estão vivendo em algum tipo de vulnerabilidade social”, ressalta Rosa.
Incentivo a novos projetos
Por meio do Edital Transformar o Futuro, a Suzano vai destinar R$ 1 milhão nos próximos meses para o fomento de 30 iniciativas, diversas delas com protagonismo feminino, no Sul da Bahia.
A Associação dos Produtores Rurais e de Moradores Nova Aliança, por exemplo, quer fazer das mulheres da comunidade as protagonistas na transformação social da região. O projeto selecionado pelo edital visa fomentar as atividades de corte e costura desenvolvidas pelas associadas.
“O projeto vai auxiliar no incremento da renda de 43 famílias. As mulheres da comunidade já trabalham com o corte e costura, e com o valor repassado pela Suzano nós vamos ampliar o projeto e aumentar a produção”, afirma a associada Nathania do Vale Lima.
Já o projeto “Jardim do Éden”, da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais da Comunidade Bom Jesus, quer tornar os quintais das famílias locais mais produtivos. A ideia é ampliar a produção dentro dos quintais e ajudar no custeio. “Nós visamos a melhoria dos quintais, e com o projeto teremos quintais mais eficientes, com produtos de qualidade, que auxiliem no aumento de renda das famílias”, explica a representante da associação, Priscila de Jesus.
O consultor de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, esclarece que a ação está alinhada com o compromisso social da companhia. “Nossos projetos com comunidades vizinhas possibilitam segurança alimentar, empoderamento e autonomia financeira às pessoas. Queremos contribuir para a diminuição da pobreza e buscamos um relacionamento pautado no diálogo ativo e transparente com as comunidades”, conclui.
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 com o objetivo de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados por mulheres que lideram empreendimentos, geram empregos, promovem desenvolvimento econômico e transformação social. Pelo menos 144 países comemoram o Dia do Empreendedorismo Feminino desde a primeira edição.
Comentários Facebook