Faculdade de Direito repudia crítica de desembargadora a cotas na UFBA e no serviço público

Publicado:

A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) repudiou as críticas da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Rosita Falcão, sobre o sistema de cotas. Em nota, a instituição enfatizou seu compromisso com a formação de profissionais para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva desde 1892.

A nota ressalta que as cotas raciais implementadas pela UFBA têm promovido diversidade e oportunidades para a população negra e outros grupos vulneráveis, ampliando a qualificação para carreiras jurídicas.

Por outro lado, a desembargadora afirmou em uma sessão que a meritocracia é essencial no serviço público e que as universidades públicas tiveram um nível significativo antes da adoção das cotas, alegando uma queda de qualidade após a implantação do sistema.

A direção da Faculdade de Direito da UFBA, liderada por Júlio César de Sá da Rocha, destacou o reconhecimento do curso e a competência de alunos e professores, reafirmando o sucesso em avaliações do Ministério da Educação e premiações como o OAB Recomenda.

Sobre as críticas das cotas como uma “solução fácil” para reparar a escravidão, a faculdade afirmou que as cotas raciais são uma medida constitucional reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, buscando reparar a herança escravocrata que impactou o acesso a direitos e a composição de instituições no Brasil.

Com 133 anos de história, a Faculdade de Direito da UFBA é destacada como uma das 20 melhores do país, tendo formado personalidades como o ex-senador Luiz Viana Filho, o geógrafo Milton Santos e o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cobra é resgatada pela polícia Militar em Plataforma

Uma sucuri foi resgatada por policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) em Plataforma, nesta quinta-feira (28). Os policiais foram...

Enzo Celulari revela por que nega propostas para atuar

Enzo Celulari, de 27 anos, filho dos atores Edson Celulari e Claudia Raia, revelou por que ele recusa propostas para atuar como ator....

Condenado a 16 anos: Acusado de homicídio é preso durante júri online em Itanhém

Durante um júri online em Itanhém, Bruno Nascimento dos Santos, de 32 anos, foi condenado a 16 anos de prisão por homicídio. A...