Fipe eleva projeção do IPC de novembro com alta nos preços das carnes

Publicado:


O coordenador do Índice de Preços do Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Guilherme Moreira, elevou a estimativa do indicador de 1,10% para 1,20%. A Fundação revisou sua previsão para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de novembro, devido ao aumento significativo nos preços das carnes, que subiram 10,11% na terceira quadrissemana do mês. Moreira destacou que as oscilações nos preços das carnes têm sido acentuadas ao longo do ano.

Segundo o coordenador, na terceira quadrissemana de novembro, as carnes aumentaram 10,11%, acima dos 9,39% registrados na quadrissemana anterior. Ele ressaltou que as variações nos preços dos alimentos de forma geral estão bastante intensas. Moreira afirmou que é esperado um aumento nas carnes bovinas em novembro maior do que o observado entre janeiro e outubro.

Para manter a inflação anual dentro do limite de 4,5%, seria necessário uma desaceleração significativa da taxa em dezembro, caindo para 0,13%. No entanto, o coordenador do IPC-Fipe considera essa meta bastante desafiadora de ser alcançada, devido à recente trajetória dos preços. A expectativa é de que os próximos meses continuem apresentando desafios para a política econômica.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FPM: segundo decêndio de agosto tem o terceiro menor repasse do ano

O valor pago aos aos municípios na última quarta (20) foi de R$ 1,3 bi

Relatório da PEC que propõe fim da escala 6×1 deve ser apresentado em até 90 dias

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE), relator da subcomissão encarregada de examinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a...

Banco Master é suspeito de inflar patrimônio com investimentos fraudulentos, diz CVM

Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou luz sobre práticas...