Há um local no Canadá onde ‘perde’ peso instantaneamente; saiba o motivo

Publicado:

A gravidade não é a mesma em toda a superfície da Terra e um caso em particular faz com que nos tornemos um pouco mais leves numa região específica do Canadá – conhecida como Baía de Hudson.

 

Segundo o site IFL Science, neste local a gravidade é 0,004% menor do que a média da Terra – uma anomalia que os cientistas tentam explicar hoje em dia com duas teorias.

A primeira está relacionada com a Idade do Gelo e aponta para a existência de um manto de gelo com mais de três quilômetros de espessura que teria criado uma ‘amolgadela’ na crosta da Terra que se verifica até hoje. A segunda teoria diz respeito a movimentos de magma nas profundezas da Terra que, aparentemente, estão puxando e empurrando a crosta do nosso planeta e afetando a superfície.

Seja como for, esta anomalia na gravidade terrestre tem fascinado os cientistas desde os anos 1960, com dados recolhidos por satélite em 2002 tendo confirmado que, de fato, a gravidade na Baía de Hudson é menor em relação à média da Terra.

É provável que, nas próximas décadas e séculos, a crosta nesta área do Canadá venha a recuperar  mas, ainda assim, é possível que esta anomalia gravitacional se continue a verificar.

Leia Também: Comissão Europeia multa Facebook em R$ 4,26 bilhões por abuso de posição

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo planeja implantação da TV 3.0 com cronograma responsável e foco em inclusão digital

O Ministério das Comunicações esclarece que nenhum brasileiro será prejudicado com a implantação da TV 3.0. A Pasta reforça que a introdução da TV...

8 melhores filmes com Jim Carrey para assistir no streaming

Uma nova geração acaba de descobrir o talento de Jim Carrey, especialmente após seu papel como o vilão Dr. Robotnik nos filmes live-action...

Robô da Nasa capta imagens de aurora boreal nos céus de Marte

O rover Perseverance, da NASA, fez história ao registrar uma aurora boreal em Marte pela primeira vez. A imagem revela um céu marciano...