Um dos 37 nomes indiciados em um inquérito da Polícia Federal, o vice-almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, já recebeu o título de Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em maio de 2018. Segundo publicação do Aratu On, a homenagem foi proposta pelo deputado estadual Ângelo Almeida (PSB).
Na ocasião, Garnier celebrou a honraria e ressaltou acerca da relevância da Marinha do Brasil. O vice-almirante ainda relacionou o vínculo histórico entre os baianos e a força naval.
No ato, o antigo comandante ainda indicou sobre a participação da Marinha na luta pela independência do país, principalmente na Baía de Todos-os-Santos, cenário de batalhas onde marinheiros da flotilha itaparicana enfrentaram a esquadra portuguesa em 1823.
Na época, o governador da Bahia era o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa. Além de Almir, a lista dos indiciados pela PF ainda conta com os nomes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL.
Comentários Facebook