Irã e Rússia vão intensificar ações para estabilizar situação na Síria

Publicado:




Irã e Rússia vão intensificar ações para estabilizar situação na Síria

Irã e Rússia

O Irã e a Rússia estão se preparando para intensificar suas colaborações com o objetivo de estabilizar a situação na Síria, especialmente após a recente ascensão de rebeldes jihadistas em Aleppo. Sergey Lavrov, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, conversou por telefone neste sábado (30) com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi, onde expressou sua preocupação com os desdobramentos e reafirmou o compromisso de apoiar a soberania síria.

Segundo a agência estatal iraniana IRNA, Esmail Baghaei Hamaneh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, fez críticas à reativação de grupos terroristas Takfiri no território sírio. Ele enfatizou a necessidade de uma ação coordenada entre os países para evitar a expansão dessas organizações, que, segundo ele, fazem parte de um “plano maligno” promovido pelos Estados Unidos para desestabilizar a região.

O embaixador iraniano no Líbano, Mojtaba Amani, também alega que os norte-americanos têm fornecido armamentos a grupos rebeldes. “Nos últimos anos, os EUA lhes forneceram novas armas, e as fronteiras da Turquia permaneceram abertas para eles. Atualmente, o Exército sírio está diretamente engajado com esses grupos e conseguiu, de certa forma, deter seus avanços”, afirmou.

“Se os terroristas pensam que podem repetir os eventos do início dos anos 2010 em Aleppo, eles estão enganados”, disse em referência à insurgência que levou a uma guerra civil na Síria. “O governo sírio agora está mais forte, e o governo russo está mais determinado a defender a Síria. A Frente de Resistência e o Irã também continuam a apoiar o governo sírio e seu povo”, complementou.

De acordo com Hamaneh, todos os funcionários do consulado iraniano em Aleppo estão seguros após um ataque à instituição e condenou a iniciativa citando a Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963, que proíbe qualquer tipo de ataques às instalações consulares. “A violação desta convenção por qualquer indivíduo, grupo ou governo é inaceitável”, declarou.


Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

França pede a Israel que permita acesso da imprensa a Gaza

Em uma manifestação de preocupação humanitária, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, fez um apelo instando Israel a permitir o...

Morre Eileen Fulton, a icônica atriz de ‘As the World Turns’, aos 91 anos

A icônica atriz Eileen Fulton, amplamente reconhecida por seu papel em “As the World Turns”, faleceu aos 91 anos na cidade de Asheville,...

Israel expande operações em Gaza apesar de apelos pelo fim da guerra

O cenário em Gaza se intensificou com uma nova ofensiva terrestre do exército israelense, que anunciou a ampliação de suas operações, mesmo diante...