Um acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo Hezbollah, no Líbano, está próximo de ser concluído, afirmou o embaixador israelense nos Estados Unidos, Michael Herzog. A proposta inclui a interrupção dos ataques por dois meses e a retirada das forças israelenses da fronteira sul do Líbano, com patrulhamento conjunto do exército libanês e da força de paz da ONU.
O chefe do Hezbollah, Naim Qassem, mencionou que o grupo revisou a proposta de cessar-fogo mediada pelos EUA e que agora a decisão está nas mãos de Israel.
Enquanto isso, o ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, defende a continuidade da guerra em busca da “vitória absoluta”, fazendo um apelo ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para impedir o acordo em andamento.
No entanto, uma nova ofensiva entre Israel e o Hezbollah resultou em 29 mortes no centro de Beirute. Em retaliação, o grupo extremista lançou cerca de 250 foguetes contra Israel.
O conflito recente teve início quando o Hezbollah apoiou o Hamas após um ataque ao sul de Israel em outubro de 2023, se intensificando em setembro com ataques de Israel usando pagers explosivos contra membros do grupo.
Comentários Facebook