Segundo a empresa Branddi, mais de mil sites falsos foram criados visando a Black Friday deste ano, que será realizada na próxima sexta-feira (29). Os golpes buscam se aproveitar da empolgação dos consumidores em busca de grandes descontos.
Um exemplo disso foi um vídeo falso que circulou, no qual Luciano Hang anunciava uma promoção baseada em resultados de uma roleta. O vídeo teve o áudio modificado por uma voz gerada por inteligência artificial, induzindo as pessoas a acreditarem em um desconto de 100% na Black Friday.
A Branddi alerta que os golpistas utilizam inteligência artificial para criar páginas e anúncios falsos convincentes, sem erros ortográficos, mencionando marcas conhecidas como McDonald’s, Nike, Amazon e Mercado Livre.
Para se proteger desses golpes, especialistas aconselham verificar o histórico das lojas online no Google e em plataformas como o Reclame Aqui, além de desconfiar de ofertas enviadas por desconhecidos. Outra dica é conferir com atenção os endereços dos sites, evitando caracteres suspeitos.
Além disso, a Abecs recomenda o pagamento via cartão de crédito ou débito, pois é possível contestar a compra em caso de problemas. No caso do Pix, os bancos possuem sistemas para identificar transferências com risco de fraude, e o uso de cartões virtuais para compras online é uma alternativa segura para evitar vazamento de dados sensíveis.
O Procon-SP possui um ranking de sites a serem evitados, tanto por falta de resposta a reclamações dos clientes quanto por outras irregularidades. É importante ficar atento a essas orientações para se proteger durante a Black Friday e evitar cair em golpes.
Comentários Facebook