PF imputa 2 crimes a Van Hattem por declarações contra delegado

Publicado:

A Polícia Federal (PF) imputou dois crimes ao deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) devido a um discurso feito por ele no plenário da Câmara dos Deputados. A PF apontou que Van Hattem cometeu os crimes de calúnia e difamação ao criticar a atuação do delegado Fábio Alvarez Shor, que está envolvido em inquéritos relacionados a Bolsonaro, políticos e membros da oposição.

No discurso feito em agosto, Van Hattem declarou: “Não tenho medo de falar e repito: eu quero que as pessoas saibam, sim, quem é este dito policial federal que fez vários relatórios absolutamente fraudulentos contra pessoas inocentes, inclusive contra Felipe Martins [ex-assessor de Bolsonaro na Presidência]”. O deputado também afirmou que o delegado tem “agido como bandido” e concluiu: “Eu tenho imunidade parlamentar. Deveria ter começado dizendo isso”.

A Constituição Federal garante que “Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. No relatório de indiciamento de Van Hattem, o delegado da PF Marco Bontempo argumentou que tanto a liberdade de expressão quanto a imunidade parlamentar não são absolutas.

Para embasar seu argumento, Bontempo mencionou o caso em que o STF aceitou uma denúncia por calúnia contra o senador Kajuru, que acusou o senador Vanderlan de receber propina para aprovar um projeto de lei, em uma rede social.

O delegado Marco Bontempo destacou que Van Hattem exibiu uma foto de Fábio Shor em tamanho grande durante o discurso e o acusou de calúnia e injúria. O relatório foi enviado a Flávio Dino, responsável pelo inquérito no STF.

No discurso, Van Hattem criticou a situação do Estado de Direito no Brasil, mencionando a atuação de juízes auxiliares de Alexandre de Moraes e as ações da Polícia Federal, incluindo prisões e buscas realizadas recentemente.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro: conheça os sintomas e tratamentos da gastrite e esofagite

Recentemente, o ex-presidente Jair Bolsonaro passou por uma série de exames no Hospital DF Star, em Brasília, após obter autorização judicial para deixar...

Líderes europeus acompanham Zelensky em nova reunião com Trump nos EUA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está prestes a participar de uma reunião decisiva com Donald Trump, que acontece nesta segunda-feira, 18 de...

O delírio do conspirador (por Mary Zaidan) 

No Brasil, a tensão está nas alturas. Enquanto proclamam que estamos sob uma ditadura liderada pelo juiz Alexandre de Moraes, figuras como Jair...