Relator de julgamento no STF, Toffoli defende derrubada de regra do Marco Civil da Internet

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu a derrubada de uma regra do Marco Civil da Internet durante o julgamento desta quinta-feira (28). A ação analisa a responsabilidade das redes sociais por conteúdos de terceiros e a possibilidade de remover conteúdos ofensivos sem ordem judicial.

Toffoli argumentou que o artigo 19 do Marco Civil, que exige ordem judicial para a exclusão de conteúdo, precisa ser atualizado para se adequar ao atual ambiente da internet, que promove a disseminação de informações falsas, ódio e atividades ilícitas.

O ministro apontou que a automatização dos ambientes digitais pode representar riscos para a liberdade de expressão, igualdade e dignidade humana, além de impactar o estado democrático de direito e a ordem pública.

Toffoli criticou a imunidade das empresas concedida pelo artigo 19, alegando que o formato atual é ineficaz e pode causar danos graves às pessoas afetadas pela demora na remoção de conteúdos prejudiciais.

O julgamento continuará no dia 4 de dezembro com a conclusão do voto de Toffoli, seguido pelo voto do ministro Luiz Fux, relator do outro recurso em questão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabriel O Pensador processa lojas virtuais por violação de direito autoral

Gabriel, o Pensador, famoso por suas letras marcantes e críticas sociais, decidiu tomar uma atitude em defesa de sua obra. Recentemente, o artista...

Suspeitos de furtar imóvel que pegou fogo no Comércio são presos

Na noite de domingo, 20, a calma do bairro do Comércio, em Salvador, foi abalada por um incêndio e, logo após, pela prisão...

Casa Branca barra Wall Street Journal em viagem com Trump

A recente decisão da Casa Branca de excluir o “Wall Street Journal” da cobertura da viagem do presidente Donald Trump à Escócia gerou...