Relator de julgamento no STF, Toffoli defende derrubada de regra do Marco Civil da Internet

Publicado:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu a derrubada de uma regra do Marco Civil da Internet durante o julgamento desta quinta-feira (28). A ação analisa a responsabilidade das redes sociais por conteúdos de terceiros e a possibilidade de remover conteúdos ofensivos sem ordem judicial.

Toffoli argumentou que o artigo 19 do Marco Civil, que exige ordem judicial para a exclusão de conteúdo, precisa ser atualizado para se adequar ao atual ambiente da internet, que promove a disseminação de informações falsas, ódio e atividades ilícitas.

O ministro apontou que a automatização dos ambientes digitais pode representar riscos para a liberdade de expressão, igualdade e dignidade humana, além de impactar o estado democrático de direito e a ordem pública.

Toffoli criticou a imunidade das empresas concedida pelo artigo 19, alegando que o formato atual é ineficaz e pode causar danos graves às pessoas afetadas pela demora na remoção de conteúdos prejudiciais.

O julgamento continuará no dia 4 de dezembro com a conclusão do voto de Toffoli, seguido pelo voto do ministro Luiz Fux, relator do outro recurso em questão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TRT-BA anuncia regime de teletrabalho durante transição para nova sede do Fórum Dois de Julho

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) anunciou um regime de teletrabalho para todos os seus servidores lotados nos edifícios Coqueijo...

Bruno Reis envia à Câmara projeto que regulamenta plano de carreira dos professores após acordo com APLB

A Prefeitura de Salvador deu um passo importante ao enviar à Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 03/2025, que visa regulamentar o...

Morre aos 88 anos Frank Caprio, juiz americano conhecido como o “melhor juiz do mundo”

Frank Caprio, carinhosamente conhecido como o "melhor juiz do mundo", faleceu nesta quarta-feira (20), aos 88 anos, nos Estados Unidos. A notícia foi...